Topo

Federer passa fácil por n° 1 da Espanha que encara o Brasil na Davis

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 22h18

No mesmo dia em que foi anunciado como número um da equipe da Espanha na repescagem da Copa Davis para enfrentar o Brasil, Roberto Bautista-Agut tinha uma missão: encarar Roger Federer, algo provavelmente mais complicado do que será duelar com Thomaz Bellucci e Guilherme Clezar na competição por equipes. Pelo placar, deve ser mesmo: 3 sets a 0 para o suíço (6-4, 6-3 e 6-2), que está nas quartas de final do Aberto dos EUA.

Com o resultado, Federer alcança pela 43ª vez as quartas de final em um Grand Slam, recorde na história do circuito da ATP. Se avançar para a semi, estabelece nova marca também para esta fase: seria sua 36ª.

Já Agut se foca na Copa Davis, na qual precisará vir para o Brasil em São Paulo, para tentar manter a Espanha no Grupo Mundial. Os jogos serão no ginásio do Ibirapuera entre 12 e 14 de setembro.

A vaga de Federer veio em jogo de 1h50min, O primeiro set, o mais complicado, na verdade só se alongou porque o suíço, depois de abrir 5 a 1, cedeu uma quebra de volta. Mas, com 14 winners, contra oito do espanhol, manteve o saque seguinte para fechar.

Na segunda parcial, mais tranquilidade. A quebra decisiva veio logo no 3° game, encurtando em nove minutos a duração em relação ao primeiro set: 34 contra 43. Com três aces e 92% dos pontos no 1° serviço, set para Federer em 6-3.

A principal diferença do terceiro set foi que Federer resolveu acelerar as coisas: quebrou no 4°game e fechou com mais uma, no 8°. De resto, ele ainda salvou três chances de break de Agut para conquistar a vitória.

Nas quartas, o suíço encara Gael Monfils, que também fez 3 a 0 nesta terça, mas sobre Grigor Dimitrov. Na história, são sete vitórias de Federer sobre o francês, contra apenas dois revezes.