Topo

Fora da Copa Davis, n° 2 do Brasil reclama: "É brincadeira"

João Souza, o Feijão, não foi chamado para o duelo com a Espanha - Xinhua/Rahel Patrasso
João Souza, o Feijão, não foi chamado para o duelo com a Espanha Imagem: Xinhua/Rahel Patrasso

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 16h29

A convocação do Brasil feita nesta terça-feira para a repescagem da Copa Davis, na qual a Espanha será a rival, teve polêmica: João Souza, o Feijão, não foi chamado. Em seu lugar, Guilherme Clezar aparece. Feijão é o 113° do ranking da ATP, enquanto Clezar aparece apenas em 190°. Assim, o tenista excluído da convocatória mostrou descontentamento.

"É brincadeira o capitão questionar minha capacidade física ainda mais para um confronto em quadra coberta e em São Paulo com jogo na altitude e veloz. Também já disputei jogos de Grand Slam e Copa Davis e nunca tive problemas de resistência física", declarou, por meio de sua assessoria de imprensa.

João Zwetsch, o capitão do Brasil, é técnico pessoal de Clezar, o que aumentou a polêmica sobre a convocação. Além dele, Thomaz Bellucci, Bruno Soares e Marcelo Melo completam a equipe nacional.

As reclamações de Feijão não pararam por aí, chegando a afirmar que está em melhor fase que os tenistas de simples da equipe: "Estou muito decepcionado por não ter sido convocado. Dessa vez não estou voltando de lesão, não estou machucado e tampouco venho de maus resultados. Pelo contrário, indiscutivelmente estou em melhor fase do que os outros dois que foram convocados para disputar a 4ª vaga do time.”

Por fim, Feijão chegou a contestar o cargo de Zwetsch como capitão: "O que eu preciso fazer para ser convocado? Só serei chamado se vier a ser um tenista top 50, assim ele não terá saída para não me convocar? Sinceramente espero que não seja nada pessoal e espero que eu passe a receber alguma chance em convocações futuras. De qualquer maneira, este pode ser um bom momento de se repensar o cargo de capitão da Copa Davis no Brasil, pois o ideal é fazer como na maioria dos outros países, em que a pessoa que está na posição é exclusiva da Davis e não treina outros jogadores do circuito."

O duelo entre Brasil e Espanha ocorre no Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de setembro. A Espanha também já anunciou sua convocação e não terá nem Rafael Nadal nem David Ferrer: virão ao Brasil Marcel Granollers, Roberto Bautista-Agut, Marc Lopez e David Marrero.