Topo

Vitória brasileira na Davis marca a redenção de Bellucci

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 06h00

Herói da vitória brasileira sobre a Espanha na repescagem da Copa Davis neste fim de semana em São Paulo, Thomaz Bellucci conseguiu a sua redenção com o público brasileiro e especialmente com o paulista, sempre muito exigente em suas partidas na cidade.

Atual 83º colocado, ele venceu suas duas partidas, contra Pablo Andújar (44º do mundo) e Roberto Bautista Agut (15º), e teve papel determinante na classificação do time nacional para o Grupo Mundial em 2015. Merecidamente deixou o Ginásio do Ibirapuera ovacionado pelos torcedores, que o apoiaram durante todos os momentos do duelo.

Em termos de relevância, a atuação de Bellucci na Davis neste fim de semana foi a mais importante em sua carreira. Até então, tinha no país como resultados mais expressivos o vice do Aberto do Brasil em 2009, na Costa do Sauípe, as quartas de final do ATP 500 do Rio de Janeiro, neste ano, e duas semifinais do Aberto do Brasil, disputado em São Paulo. Na competição, paulista, inclusive, ele chegou a ser vaiado em 2013, quando caiu na segunda rodada ante o italiano Filippo Volandri.

"Esta vitória (contra o Agut) é um marco na minha carreira, deve ter sido uma das mais emocionantes. Desde que começou a semana, eu sempre mentalizei que tinha a possibilidade de ganhar os dois jogos. Mas não era uma coisa fácil de administrar. Quando consegui controlar os nervos e a ansiedade, rendi muito bem. O pessoal também tem de entender que não dará para ganhar sempre", afirmou Bellucci.

"Tomara (que mude meu status com o torcedor). É difícil agradar a todo mundo. Já ganhei bons jogos, mas perdi jogos que poderia ter ganho. Seguirei tentando melhorar o meu nível. Espero que todos sigam torcendo por mim", completou o tenista.

Com as duas vitórias deste fim de semana, Bellucci melhorou ainda mais seu retrospecto em partidas de simples da Copa Davis. São 16 vitórias e dez derrotas. Em confrontos em território brasileiro, não perde uma partida desde setembro de 2009, para o equatoriano Nicolás Lapentti na repescagem do Grupo Mundial.

"O Thomaz é um grande guerreiro, sempre está dando o melhor de si. Está reencontrando seu melhor tênis e tem tudo para voltar ao Top 50", disse João Zwetsch, capitão brasileiro da Davis e ex-técnico de Bellucci.

Encerrada sua participação na Davis, Bellucci segue agora para a Europa, onde disputará três torneios Challengers. O primeiro deles na cidade francesa de Orleans, a partir do dia 22 de setembro.

"Estas vitórias neste fim de semana mostraram do que sou capaz. Me sinto mais maduro", completou o tenista.