Topo

Caçula das Finais da WTA alia beleza e carisma e quer Bieber como namorado

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 06h00

Dona de um rosto angelical e de enorme carisma, a canadense Eugenie Bouchard vem atraindo os holofotes e se destacando no mundo do tênis não só por sua beleza. Aos 20 anos, a jogadora deixou para trás o status de promessa e se tornou realidade. Sétima colocada do ranking mundial, ela alcançou em 2014 a primeira final de Grand Slam de sua carreira e ainda fez duas semifinais. Com tamanha ascensão disputará nesta semana as Finais da WTA de Cingapura. O torneio reúne as oito melhores jogadoras da temporada. 

Além de se destacar pelo tênis, Bouchard chamou a atenção pela declaração que deu logo após vencer um jogo no Aberto da Austrália, no início deste ano. Questionada por uma repórter sobre quem seria seu namorado dos sonhos não titubeou em apontar o famoso compatriota Justin Bieber.

E foi justamente no primeiro Grand Slam da temporada que Bouchard deu mostras que 2014 seria o seu ano de afirmação, após terminar 2013 com o prêmio de revelação da temporada. Ele chegou à Austrália apenas como a 30ª cabeça de chave, mas conseguiu alcançar a semifinal, na qual caiu ante a chinesa Na Li.

Semifinal que também foi o seu limite alguns meses mais tarde no Grand Slam de Roland Garros. Em julho, porém escreveu seu nome na história ao se tornar a primeira canadense a chegar a uma final de Major. Em Wimbledon, acabou com o vice-campeonato ao cair ante a tcheca Petra Kvitova.

Apesar do revés, conseguiu demonstrar que as excelentes campanhas nos outros Majors não haviam sido um mero acidente e que o caminho trilhado entre as juvenis poderá ser repetido entre as profissionais.

Como juvenil, chegou à primeira posição do ranking mundial e conquistou o título de Wimbledon, em 2012. Até esta época, pouco jogava entre as profissionais, tanto que fechou a temporada apenas como a 144ª colocada do ranking da WTA (associação feminina). A maioria de seus pontos eram conquistados em torneios de menor nível organizados pela ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês).

Em 2013, deu seu maior salto e fechou o ano como 32ª do ranking. Em 2014, além dos ótimos resultados nos Grand Slams conquistou seu primeiro título de WTA. Em maio, levou a taça em Nuremberg após bater a tcheca Katarina Pliskova.

“A Bouchard sempre foi bem colocada entre as juvenis e era uma referência para quem acompanha o circuito. Mas acho que ninguém esperava que ela tivesse uma ascensão tão rápida, pois existe um prazo de transição do juvenil para o profissional. Ela é uma tenista de muito potencial, e a acompanhei muito na época de juvenil. Ela sempre teve um bom suporte, sempre foi muito profissional”, disse Renato Messias, técnico da brasileira Laura Pigossi, contemporânea de Bouchard.

O excelente momento nas quadras e a beleza rendem ótimos dividendos à canadense. Em julho deste ano, ela assinou um contrato de patrocínio de três anos com a Coca-Cola. Além disso, possui acordos com a Rogers Communications, Pinty's, Nike e Babolat.

Bouchard também já participou de diversos ensaios fotográficos para revistas de moda, sendo capa de várias dela. Também foi destaque de primeira página da famosa revista publicada pelo New York Times.

"Infelizmente, ou felizmente, o tênis feminino ainda está muito atrelado à beleza das jogadoras. Os fãs da (Gabriela) Sabatini apreciavam seu tênis e sua beleza, assim como acontece com a (Maria) Sharapova. Uma jogadora que agrega beleza e carisma com o tênis consegue ter muito mais mídia. A Bouchard chama a atenção tanto pela beleza, quanto pelos resultados", analisou Messias, que também é comentarista do Bandpsorts e coordenador de treinamento da Academia Play Tênis.

Por falar em Sharapova, a russa sempre foi uma referência para Bouchard, que chegou a postar fotos em seu Facebook tietando a agora rival. As atletas já se enfrentaram três vezes no Circuito Mundial e a russa ganhou as três. Em Cingapura, poderão ter um novo encontro apenas a partir das semifinais.

Com 4.523 pontos no ranking mundial, Bouchard ainda está bem distante da líder Serena Williams, que soma 8.645. Porém, a seguir com esta evolução aparece como grande candidata a ser a numero 1 do mundo em um futuro próximo. Hoje, ela já é mais jovem atleta no Top 30.

"Ela já mostrou que tem condições de ser número 1 e ganhar um Grand Slam. Seria uma grata surpresa se conseguisse isso já na próxima temporada. Mas não é uma coisa fácil de se alcançar nem se manter na posição", completou Messias.