Topo

Federer supera saque potente de croata e faz a 9ª final seguida em casa

Suíço Roger Federer venceu o croata Ivo Karlovic e foi à final na Basileia - AP Photo/Keystone
Suíço Roger Federer venceu o croata Ivo Karlovic e foi à final na Basileia Imagem: AP Photo/Keystone

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 17h04

Roger Federer está à vontade em casa na disputa do Torneio da Basileia. Não é para menos. Jogando em sua cidade natal, o suíço venceu o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 3/6 e 6/3,  neste sábado, e chegou à 9ª final seguida em casa.

O suíço tem um retrospecto invejável com cinco títulos em sua terra natal. Desde 2006, em todos os anos ele chegou à decisão. Nesse período, foi campeão em 2006, 2007, 2008, 2010 e em 2011.

Na busca para voltar ao topo do ranking, o número 2 do mundo vai disputar sua décima final na temporada em que conquistou quatro troféus e ficou com cinco vice-campeonatos. Mas para atingir mais um feito, terá que vencer David Goffin que derrubou o croata Borna Coric na outra semifinal.

Mesmo jogando em casa, Federer teve muitas dificuldades no confronto contra Karlovic, especialmente por causa do potente saque adversário. O suíço só conseguiu quebrar o saque do rival no terceiro set.

Federer teve dificuldades no primeiro set e só conseguiu com uma vitória apertada no tie-break por 10 a 8. O suíço teve três chances de quebra, mas desperdiçou todas.

No segundo set, Karlovic foi arrasador no serviço. Teve 88% de aproveitamento no primeiro serviço e de 80% no segundo. Federer não conseguiu sequer um breakpoint. Mas na última parcial, o suíço mostrou poder de decisão e aproveitou sua única chance de quebra para chegar à vitória.