Topo

Estátua de musa argentina tem raquete furtada em Buenos Aires

Das agências internacionais

28/10/2014 15h59

A estátua em homenagem a Gabriela Sabatini, em Buenos Aires, apareceu nesta terça-feira sem a raquete. O monumento em homenagem à tenista argentina campeã do Aberto dos Estados Unidos em 1991 foi inaugurado há 20 dias.

Para ficar com a raquete de Sabatini, os vândalos precisaram serrar a peça que fica às margens do Rio da Prata, na capital argentina.

A obra do artista Carlos Benavídez é feita de resina, poliéster e fibra de vidro reforçado, com um exterior pintado com tintas e óleos que imitam bronze e protegem a arte das variações climáticas.

Sabatini fica perto das estátuas do ex-tenista Guillermo Vilas e do jogador do basquete Emanuel Ginóbili, que atualmente joga no San Antonio Spurs. Nos próximos meses, Lionel Messi e Diego Maradona, o golfista Roberto de Vicenzo, o ex-piloto Juan Manuel Fangio e o jogador de rúgbi Hugo Porta também devem ganhar estátuas.

Hoje com 44 anos, Gabriela Sabatini foi considerada uma das musas do tênis na segunda metade dos anos 80 e na primeira da década de 1990. Ela jogou tênis profissionalmente entre 1985 e 1995 e além de vencer um US Open ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de Seul, em 1988 e chegou à final de Wimbledon em 1991. Ela ainda aproveitou o nome para dar uma marca de perfumes.

No Brasil, furtos semelhantes acontecem no Rio, com os óculos da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade.
 
Em São Paulo, um dos maiores alvos foi a bandeira de Ayrton Senna em obra de arte que fica no túnel que leva o nome do ex-piloto perto do Parque do Ibirapuera.