Topo

Em Paris, três tenistas viram torcedores de Federer. Entenda

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 20h59

Vivendo a expectativa de disputar as Finais da ATP, David Ferrer, Tomas Berdych e Kei Nishikori viraram torcedores de Roger Federer no Masters 1000 de Paris. Do outro lado, Novak Djokovic reforçará a torcida de Milos Raonic no duelo desta sexta-feira.

Se o suíço sair vitorioso de sua próxima partida, contra o canadense Milos Raonic, o espanhol Ferrer, o tcheco Berdych e o japonês Nishikori estarão garantidos no último torneio do ano, que reúne os oito melhores da temporada. Caso o canadense saia como vencedor, quem fará a festa é Djokovic, que não perderá mais o primeiro lugar do ranking, em Paris.

Como o búlgaro Grigor Dimitrov, outro tenista que tinha chance de roubar a vaga na competição, foi eliminado por Andy Murray nesta quinta-feira, apenas Raonic passa a ser ameaça para Nishikori, Berdych e Ferrer.

A torcida principal fica por conta de Ferrer. Se perder para Nishikori nas quartas de final e Raonic passar por Federer, o espanhol estará fora do torneio final. Uma eventual derrota do japonês só tirará o asiático das Finais da ATP caso o canadense seja campeão em Paris, vencendo Berdych na semifinal e Ferrer na decisão.

Já o tcheco, que está do mesmo lado da chave que Raonic e Federer, se garantirá na competição vencendo a partida desta sexta-feira contra o sul-africano Kevin Anderson.

Mas não é apenas as vagas nas Finais da ATP que vale a competição em Paris. Djokovic e Federer têm uma disputa particular também. Caso o sérvio não chegue na decisão e o suíço saia de Paris como campeão, ele chegará ao último torneio do ano como líder do ranking.

Ou seja, se Raonic mandar Federer embora do torneio francês, Djokovic terminará esta semana como primeiro do mundo.

No torneio deste ano, em Londres, o nono do ranking anual estará na disputa, pois Rafael Nadal, que está com apendicite, desistiu da disputa.