Topo

Djoko vence título em Paris e fica a uma vitória de fechar ano em primeiro

Após a decisão, zagueiro David Luiz entregou respectivos troféus aos finalistas - Ian Langsdon/EFE/EPA
Após a decisão, zagueiro David Luiz entregou respectivos troféus aos finalistas Imagem: Ian Langsdon/EFE/EPA

Do UOL, em São Paulo

02/11/2014 13h39

O sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo o título de 2014 do Masters 1000 de Paris, último torneio do principal calendário masculino antes das Finais da ATP. Jogando diante do canadense Milos Raonic, o número 1 do mundo não deu chances e faturou o título com uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3.

Agora, o tenista sérvio precisa de apenas uma vitória nas Finais da ATP para fechar o ano como o líder do ranking. Caso não vença nenhum, ele terá de torcer contra o título de Federer em Londres para permanecer no topo.

A conquista foi a terceira de Djoko no Masters de Paris, repetindo o feito alcançado em 2009 (derrotando Gael Monfils na final) e 2013 (quando venceu David Ferrer na decisão). De quebra, foi o sexto título do tenista em 2014, somando-se às taças conquistadas no ATP de Pequim, em Wimbledon e nos Masters 1000 de Roma, Miami e Indian Wells.

A vitória deste domingo ainda ampliou a vantagem do tenista balcânico sobre o rival em confrontos diretos. Em quatro confrontos, sendo três na temporada 2014, Djokovic venceu todas.

Raonic, porém, somou importantes pontos no ranking da ATP, já que caiu nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris em 2013, e garantiu o nono lugar no ranking da ATP – duas uma acima do ranking de entrada no torneio. Como Rafael Nadal, lesionado, desfalcará as Finais da ATP , a partir de 9 de novembro, Raonic herdará um lugar.

No jogo deste domingo, Djokovic conseguiu uma quebra de saque prematura, abrindo 3-0 na primeira parcial. Assim, não teve dificuldades para fechar o set em 6-2 em 46 minutos de jogo.

O cenário se repetiu no segundo set, e Djokovic abriu mais uma vez 3-0. No oitavo game, o canadense salvou um match point do rival, fazendo 5-3 no placar. Porém, sacando para o jogo, o sérvio não teve problemas e confirmou a vitória no nono game do jogo em Paris.

Após o jogo, os finalistas receberam seus respectivos troféus das mãos de David Luiz, zagueiro brasileiro do Paris Saint-Germain, que acompanhou o duelo das tribunas.

O título encerra a temporada regular de Djokovic antes das Finais da ATP. Com seis títulos em quadra no ano, o sérvio comemorou também os feitos fora da quadra – no caso, o casamento com a namorada Jelena Ristic em julho e o nascimento do primeiro filho do casal, Stefan, em outubro.

“Tento celebrar cada momento que eu vivo na quadra e fora dela”, discursou ele após o título. “Fora da quadra, especialmente neste ano – eu me casei e me tornei pai, então tem sido um ano muito alegre para mim. Não posso reclamar”, completou o balcânico.

Confira os classificados para as Finais da ATP 2014:

1. Novak Djokovic (Sérvia): 7.430 pontos
2. Roger Federer (Suíça): 6.160 pontos
3. Stanislas Wawrinka (Suíça): 4.805 pontos
4. Marin Cilic (Croácia): 3.990 pontos
5. Andy Murrya (Grã-Bretanha): 4.475 pontos
6. Tomas Berdych (República Tcheca): 4.285 pontos
7. Kei Nishikori (Japão): 4.625 pontos
8. Milos Raonic (Canadá): 4.200 pontos