Topo

Djokovic cede set, mas bate Nishikori e está na decisão das Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

15/11/2014 13h41

O melhor do mundo confirmou o favoritismo e decidirá as Finais da ATP. Neste sábado, Novak Djokovic perdeu seu primeiro set nas Finais da ATP, mas soube controlar o jogo em seu momento mais tenso e bateu o japonês Kei Nishikori. Com 2 sets a 1 (6/1, 3/6 e 6/0), ele agora aguarda o confronto entre Roger Federer e Stanislas Wawrinka para ver quem leva o último troféu da temporada.

O jogo contra um dos dois suíços só valerá a taça em Londres, porque o primeiro lugar no ranking já é de Novak Djoovic. Com o desempenho na primeira fase das Finais o sérvio garantiu pontos suficientes para confirmar a liderança pela terceira temporada, feito que só outros seis tenistas conseguiram: Pete Sampras (6 vezes), Roger Federer (5 vezes), Jimmy Connors (5 vezes), Ivan Lendl (4 vezes), John McEnroe (4 vezes) e Rafael Nadal (3 vezes).

Neste sábado, porém, ele não foi tão assertivo quanto a vantagem no ranking pode permitir supor. Exceção feita ao primeiro set, que dominou com tranquilidade, Djokovic teve bastante trabalho com Nishikori.

O japonês começou a partida acuado, sendo anulado em vários aspectos por Djokovic. Perdeu o primeiro set por 6 a 1 quase sem apelação, com o rival sobrando. No segundo, porém, reagiu à altura, manteve o equilíbrio nos momentos-chave e conseguiu uma quebra fundamental quando estava com 4 a 3 no placar.

Foi o primeiro set perdido nas Finais da ATP por Djokovic, que na primeira fase atropelou Wawrinka, Berdych e Cilic sem ceder nenhuma parcial.

No terceiro, porém, o sérvio se recuperou. O game decisivo foi o primeiro, quando Nishikori teve a chance de começar o set quebrando o adversário. Atolado em um momento desfavorável do jogo, Djokovic mostrou muita força mental, virou e manteve o serviço, para na sequência quebrar o japonês e abrir vantagem no set, até fechar em 6/0.