Topo

Federer sente lesão nas costas e desiste de final contra Djokovic

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 15h40

O suíço Roger Federer está fora da decisão das Finais da ATP. O tenista sentiu uma lesão nas costas e não atuará contra Djokovic, em final que seria disputada neste domingo. O anúncio foi feito pelo próprio jogador em sua página no Facebook.

“Eu peço desculpas por não poder jogar a final nesta noite contra Novak. Eu sinto dores nas minhas costas depois da partida de ontem contra Stan. Eu estou muito desapontado e espero me sentir melhor logo”, disse.

“É uma decisão extremamente difícil porque eu adoro jogar em Londres e neste torneio eu relembrei os melhores momentos da minha carreira. Infelizmente, meu problema nas costas não me deixa apto para jogar direito hoje. Eu espero que todos os fãs de tênis e os envolvidos neste evento me entendam”, completou.

Além do relato em sua página no Facebook, Federer pegou o microfone na quadra para lamentar o ocorrido. “Não estou em condições de jogar. Na minha idade, seria muito arriscado”, falou.

Federer passou por uma longa semifinal no último sábado. O duelo contra Stan Wawrinka durou quase três horas e ele ainda teve de salvar quatro match points antes de virar o duelo.

Com isso, Djokovic fica com o título das Finais da ATP pelo terceiro ano consecutivo, ele ainda tem uma conquista de quando o torneio se chamava Masters Cup. Federer perde a chance de brigar pelo sua sétima conquista em Londres.

Apesar de fechar a temporada de simples da ATP, esse não seria o último jogo de Federer no ano. Como a Suíça é finalista da Copa Davis, contra a França, o número dois do mundo ainda teria partidas pela frente. Os duelos acontecem no próximo fim de semana e Federer nunca conquistou essa taça.

Para não deixar o público sem uma partida, a organização do torneio chamou Andy Murray, eliminado na fase de grupos, para uma partida exibição contra Djokovic. A partida será de apenas um set com oito games em disputa.

Curiosamente, Djokovic esteve em quadra para receber o troféu de simples antes mesmo do duelo amistoso ser disputado.

“Não era o que eu esperava. Conheço Federer há muito tempo, mais de dez anos, nós sempre damos 100%, se pudesse, ele teria entrado. Desejo que ele se recupere e volte logo. É um jogo que todos queriam ter visto, entre o número um e dois do mundo. Acho que é a primeira vez que acontece isso, e peço desculpa. Espero que a exibição seja boa e agrade todos”, falou Djokovic.

“Não tenho disposição de comemorar, mas penso na temporada que foi muito boa, agradeço a minha equipe e todos que me apoiam sempre. Estou feliz de estar aqui com esse troféu”, finalizou.

Na partida amistosa entre Djokovic e Murray, o tenista sérvio saiu de quadra como vitorioso ao ganhar o set único por 8-5.