Topo

Ele só é famoso por ser amigo de Federer, e pode decidir Davis para a Suíça

Chiudinelli (ao fundo) é mais conhecido no circuito por ser o "brother" do Federer -  EFE/EPA/KOCA SULEJMANOVIC
Chiudinelli (ao fundo) é mais conhecido no circuito por ser o "brother" do Federer Imagem: EFE/EPA/KOCA SULEJMANOVIC

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 06h00

Na tarde de quarta-feira, Roger Federer fez seu primeiro treino com a equipe suíça da Copa Davis e nesta quinta-feira confirmou sua presença na decisão contra a França, apesar de ainda estar com dores nas costas. E se quiser conquistar o primeiro título de sua história na Davis é bom mesmo a Suíça ter seu maior ídolo em condições ideais. Caso contrário, dependerá de dois coadjuvantes de relevância nula no circuito mundial para bater a poderosa esquadra francesa.

Se o problema impedir o vice-líder do ranking mundial de entrar em quadra nesta sexta-feira contra Gael Monfils ou no domingo contra Jo-Wilfried Tsonga, caberá aos desconhecidos Marco Chiudinelli ou Michael Lammer a responsabilidade de disputar os jogos de simples. A outra vaga é de Stanislas Wawrinka (4º do mundo). A definição dos titulares já foi feita, mas os capitães podem mudar os atletas até uma hora antes do início de cada jogo.

Os que não acompanham muito o tênis, dificilmente ouviram falar de Chiudinelli e Lammer. E não é à toa. O primeiro tem 33 anos, é apenas o 212º colocado do ranking e jamais ganhou um título de relevância no circuito mundial. É mais conhecido no meio do tênis por ser um dos melhores amigos de Federer.

"Treinamos juntos por muitos anos. Nós éramos muito amigos quando éramos jovens. Eu sempre perdia para ele (Federer). Eu ganhei um game dele quando tinha oito anos. Mas não era uma partida em dois sets. Ganhava quem chegava primeiro a nove games. Depois, nos enfrentamos várias vezes, quando tínhamos entre 10 e 15 anos e eu segui perdendo", afirmou Chiudinelli em entrevista ao jornal francês Le Figaro.

Lammer é um ano mais novo que Chiudinelli e tem números ainda piores. Ele é somente o 508º colocado da lista da ATP. Tampouco levantou canecos em mais de 15 anos como profissional.

Enquanto Federer e Wawrinka estão entre os tops, disputando e conquistando títulos expressivos, Chiudinelli e Lammer batem cartão em torneios do segundo e até terceiro escalão, como os challengers e futures. E nem neles conseguiram ter sucesso em 2014. Não ganharam nenhum título, nem disputaram finais.

Nas poucas oportunidades que tiveram de jogar torneios de nível ATP, o retrospecto também é desanimador. Chiudinelli perdeu as quatro partidas que fez, sendo uma delas na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos. Após passar pelo qualifying, caiu ante o ucraniano Iliya Marchenko (163º) por 3 sets a 2. No saibro, piso do duelo com os franceses, fez apenas uma partida no ano. Perdeu logo na estreia do quali de Roland Garros. Lammer só fez dois jogos em torneios de primeiro escalão. Em ambos, acabou derrotado.

Em Copas Davis, Chiudinelli tem uma bagagem um pouco mais respeitável. Desde que passou a integrar o time suíço, em 2005, disputou 17 partidas de simples, com seis vitórias e 11 derrotas. Lammer entrou em quadra em oito oportunidades, e venceu apenas uma partida.

Em que pese a pouca expressividade alcançada em suas carreiras Chiudinelli e Lammer estão sempre na equipe suíça por falta de opções. Não fossem eles, o capitão Severin Luthi teria de apelar a Sandro Ehrat e Adrian Bodmer, respectivamente 877º e 900º colocados do ranking.

"Para mim, fazer parte do time da Copa Davis é uma das maiores coisas minha carreira. Não sei se jogarei, mas sempre quis fazer parte do time", afirmou Chiudinelli.

Apesar dos resultados ruins em simples, os reservas suíços costumam dar as caras nas duplas. E neste ano já tiveram papel importante no duelo contra a Sérvia na primeira rodada. Com o duelo em 2 a 0 favor dos suíços, Chiudinelli e Lammer formaram uma parceria para bater Nenad Zimonjic/Filip Krajinovic por 3 sets a 2 e selar a classificação para a segunda rodada. Eles foram confirmados como os adversários de Richard Gasquet e Julien Benneteau para a partida de duplas no sábado.

Veja os duelos da final da Copa Davis:


Sexta-feira (21/11)
11h-
 Jo-Wilfried Tsonga x Stanislas Wawrinka  
A seguir - Gael Monfls x Roger Federer

Sábado (22/11)
12h30- Richard Gasquet/Julien Benneteau x Marco Chiudinelli/Michael Lammer  

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka