Topo

França quis saibro para a final da Davis. Mas escolha pode virar pesadelo

Federer enfrentará Gael Monfils na segunda partida desta sexta-feira - REUTERS/Pascal Rossigno
Federer enfrentará Gael Monfils na segunda partida desta sexta-feira Imagem: REUTERS/Pascal Rossigno

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 14h00

Em busca de seu primeiro título da Copa Davis desde 2001, a França optou por enfrentar a Suíça no piso de saibro na decisão que começa nesta sexta-feira e vai até o domingo na cidade de Lille. Mas no que depender do retrospecto do tenista de ambos os países nesta superfície, a estratégia dos franceses pode ser um tiro pela culatra.  Nos duelos programados para simples, em nenhum deles os mandantes tem vantagem diante dos suíços.

Responsáveis por abrir o duelo às 11h desta sexta-feira, Jo-Wilfried Tosnga (12º do ranking) e Stanislas Wawrinka (4º) já realizaram quatro confrontos no saibro.  E cada um obteve duas vitórias.  Se esta partida é marcada pelo equilíbrio histórico no saibro, o mesmo não se pode dizer do confronto entre Roger Federer (2º do mundo) e Gael Monfils (19º). Em cinco duelos, o vice-líder do ranking venceu todos. Considerando todos os pisos, o suíço tem oito vitórias e apenas duas derrotas.

“As sessões de treino têm sido boas, me sinto preparado para jogar, mas somente a partida que te dá a resposta. As coisas foram boas esta manhã, fiquei feliz como me senti, me sinto melhor a cada dia. Estou feliz por poder jogar amanhã, me dar uma chance. As coisas têm ido bem", disse Federer, que ainda sofre com dores nas costas.

Federer também leva vantagem na terra batida contra Jo-Wilfried Tsonga, seu rival na abertura da jornada de domingo.  São duas vitórias em três partidas. No geral, o suíço lidera por 11 a 5. Já Wawrinka e Monfils jamais duelaram no saibro. No retrospecto histórico, há empate em 2 a 2.

Na temporada de 2014, Federer e Wawrinka também apresentam melhor desempenho no saibro, apesar de a superfície não ser a favorita de ambos, muito mais acostumados a jogar em quadra dura. Neste ano, o dueto suíço fez a final do Masters 1.000 de Monte Carlo, jogado em terra batida. Wawrinka ficou com a taça.  Já os franceses não conseguiram chegar a nenhuma decisão no saibro.

Em que pese a falta de resultados mais expressivos jogando individualmente no saibro, os franceses usaram desta arma para chegar à primeira final de Davis desde 2010. Nos três confrontos em que foram mandantes, escolheram atuar em terra batida em dois deles (vitória por 5 a 0 sobre a Austrália na primeira fase, e triunfo de 4 a 1 sobre a República Tcheca na semifinal). Apenas contra a Alemanha jogaram em quadra dura. O triunfo foi por 3 a 2.

Já a Suíça não fez nenhum duelo no saibro na edição de 2014 da Davis. Todas as vitórias ocorreram em quadra dura. A última vez que o time suíço atuou em terra batida foi em 2012, quando acabou superado pela Holanda por 3 a 2.

O que pode jogar a favor da França é o curto período de adaptação que os rivais tiveram ao saibro. Até sábado, Federer e Wawrinka estavam disputando as Finais da ATP de Londres, em quadra dura. Os primeiros treinos só foram realizados na terça-feira. Já os franceses tiveram uma semana a mais de preparação e aclimatação. Apenas o duplista Julien Benneteau estava envolvido na competição londrina.

Veja os duelos da final da Copa Davis:

Sexta-feira (21/11)
11h-
Jo-Wilfried Tsonga x Stanislas Wawrinka  
A seguir - Gael Monfls x Roger Federer

Sábado (22/11)
12h30- Richard Gasquet/Julien Benneteau x Marco Chiudinelli/Michael Lammer  

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka