Topo

Estádio da Eurocopa de 2016 será caldeirão francês na final da Davis

Estádio de Lille - AP Photo/Christophe Ena - AP Photo/Christophe Ena
Quadra de saibro foi montada no estádio de Lille
Imagem: AP Photo/Christophe Ena

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 06h00

Um estádio que custou 282 milhões de euros (cerca de R$ 910) e sediará seis partidas da Eurocopa de Futebol em 2016 se transformará em um caldeirão francês desta sexta-feira até domingo. Cerca de 27 mil pessoas são esperadas no estádio Pierre-Mauroy, em Lille, para empurrar a França ao seu décimo título de Copa Davis na história. A adversária será a Suíça, de Roger Federer e Stanislas Wawrinka.

Inaugurado em agosto de 2012, a Pierre Mauroy é uma das arenas mais modernas da Europa. Com capacidade para 50.186 torcedores é casa do Losc Lille, equipe que disputa a primeira divisão do campeonato francês de futebol. Ela também sediará a fase final do Campeonato Europeu de Basquete de 2015.

Para a final da Davis, a capacidade será pouco superior à metade dos assentos disponíveis por conta das alterações necessárias para a montagem da quadra. Desta forma, o recorde de público em um jogo de tênis na história não será quebrado por pouco. Para este duelo, foram colocados 200 ingressos menos à venda do que na decisão de 2004, quando a Espanha superou os Estados Unidos diante de 27.200 espectadores no Estádio Olímpico de Sevilha.

“A primeira coisa que me chamada a atenção neste estádio é sua beleza. É algo incrível”, afirmou Richard Gasquet, que está escalado para jogar a partida de duplas  ao lado de Julien Benneteau.

“Realmente é uma atmosfera muito impressionante. Será muito empolgante quando este estádio estiver cheio de pessoas vestindo azul e passando energia a nossos jogasdores. Será diferente para todo mundo, mas não haverá apreensão”, afirmou o capitão francês Arnaud Clement.

O público deste fimde semana será o maior para o qual Federer já teve a oportunidade de jogar ao longo de sua carreira.

A Pierre Maurroy é uma arena com teto retrátil (que estará fechado durante a final da Davis) e conta com painéis solares e um sistema de captação de eneria eólica para fornecer eletricidade para seu funcionamento. Entre os 50.186 assentos disponíveis, 1.842 são de camarotes, 448 para autoridades e 336 reservados à imprensa.

Além de eventos esportivos, recebe festas, concertos musicais e outros eventos de grande porte.

Veja os duelos da final da Copa Davis:

Sexta-feira (21/11)
11h-
 Jo-Wilfried Tsonga x Stanislas Wawrinka  
A seguir - Gael Monfls x Roger Federer

Sábado (22/11)
12h30- Richard Gasquet/Julien Benneteau x Marco Chiudinelli/Michael Lammer  

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka