Topo

Primeiro dia da final da Davis tem recorde, empate e crise de ciúmes

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 16h49

O primeiro dia da final da Copa Davis, entre França e Suíça, em Lille (FRA), terminou com empate em 1 a 1, o que fará com o que título seja decidido apenas no domingo. Mas a sexta-feira provou que toda a expectativa criada ao longo das últimas semanas não era à toa. Uma das decisões mais comentadas dos últimos anos começou com atrativos de sobra e até uma crise de ciúme.

Uma das sedes da Eurocopa de Futebol de 2016, o estádio Pierre Mauroy foi palco de uma quebra de recorde. O dia inicial do duelo foi acompanhado por 27.432 espectadores, maior número já registrado em um partida oficial de tênis. Até então, o recorde era de 27.200 torcedores no duelo decisivo da Davis de 2004, entre Espanha e Estados Unidos. Naquela ocasião, a final também ocorreu em um estádio de futebol, o Olímpico de Sevilha.

Apesar da grande presença de público, o francês Jo-Wilfried Tsonga (12º do mundo) se queixou do comportamento de seus compatriotas na partida em que foi derrotado por Stanislas Wawrinka (4º) por 3 sets a 1 (6-1, 3-6, 6-3 e 6-2).

“Quando as equipes foram apresentadas, eles (torcedores suíços) aplaudiram Stan e Roger (Federer) mais do que nós. Ouvimos muito mais os torcedores suíços do que os franceses. Durante o jogo, também senti isso. Talvez isso tenha acontecido porque eu não ganhei, mas espero que para as próximas partidas a situação mude”, reclamou Tsonga.

A declaração do rival rendeu uma resposta um pouco ácida de Wawrinka, que foi dominante durante toda a partida.

“Eles (torcedores) não tiveram chance de fazer nada por ele (Tsonga). Talvez seja fácil para ele dizer que a torcida não o apoiou como deveria. Penso que isso aconteceu porque dentro da quadra eu fui melhor do que ele “, disse Wawrinka.

Se Tsonga não conseguiu levantar os torcedores, o mesmo não se pode dizer de Gael Monfils. O 19º colocado fez a festa do público ao vencer de forma categórica Roger Federer (2º) por 3 sets a 0, com parciais de 6-1,6-4 e 6-3.

Neste sábado, ocorre a partida de duplas, inicialmente programada com Julien Benneteau/Richard Gasquet x Marco Chiudinelli/Michael Lammer. Entretanto, as parcerias podem ser alteradas até uma hora antes do início do confronto.  E há grandes chances de isso acontecer.

Como o duelo ganhou contornos anida mais decisivos, o capitão suíço Severin Lüthi dificilmente deverá mandar à quadra seus dois jogadores reservas. Assim, existe uma grande possibilidade de que Wawrinka ocupe a vaga de Lammer. Escalar Federer poderia se tornar um grande risco, uma vez que o vice-líder do ranking mundial fez o último jogo desta sexta-feira e terá de abrir a rodada no domingo. Assim sendo, teria pouco tempo de descanso em uma semana em que sofreu muito com dores nas costas.

"Vou me colocar à disposição. Só penso em ajudar o time, mas temos de pensar em várias coisas, saber como estarão as minhas costas, a estratégia a ser adotada. Gosto de formar dupla com Stan. Ele fez uma partida incrível", afirmou Federer.

Veja os duelos da final da Copa Davis:

Sexta-feira (21/11)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3Stanislas Wawrinka (1-6, 6-3,3-6 e 2-6) 
Gael Monfls 3 x 0 Roger Federer (6-1,6-4 e 6-3)

Sábado (22/11)
Richard Gasquet/Julien Benneteau 0 x 3 Roger Federer/Stanislas Wawrinka (3-6, 4-6 e 4-6)

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka