Topo

Wawrinka coloca Suíça na frente na Davis em jogo com recorde de público

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 13h35

A Suíça saiu na frente da França na decisão da Copa Davis disputada na cidade de Lille (FRA). No início da tarde desta sexta-feira, Stanislas Wawrinka (4º do ranking mundial) derrotou Jo-Wilfried Tsonga (12º) por 3 sets a 1 (6-1, 3-6, 6-3 e 6-2) para deixar seu país em vantagem de 1 a 0 e um pouco mais perto de um inédito título.

A partida ficou marcada também pela quebra de um recorde. O estádio Pierre Mauroy recebeu 27.432 espectadores, maior número já registrado em um partida oficial de tênis. Até então, o recorde era de 27.200 torcedores no duelo decisivo da Davis de 2004, entre Espanha e Estados Unidos. Naquela ocasião, a final também ocorreu em um estádio de futebol, o Olímpico de Sevilha.

Apesar de ter tido apenas três dias de adaptação ao saibro após chegar às semifinais das Finais da ATP no último sábado, Wawrinka foi muito superior ao adversário. No primeiro set, a diferença foi brutal. Em apenas 26 minutos, o suíço conseguiu liquidar a fatura. Ele obteve duas quebras de saque e ganhou 28 dos 43 pontos disputados.

O choque inicial acabou sendo superado por Tsonga, que deu ânimos aos torcedores franceses ao fazer 6-3 na segunda parcial e praticamente não passar apuros.

Mas o que aconteceu no segundo set acabou sendo uma exceção ao visto no restante na partida. Sacando bem e sendo agressivo nas trocas de bola e subidas à rede, Wawrinka conseguiu devolver os 6 a 3 na terceira parcial.

No quarto set, o suíço conseguiu quebrar o saque de Tsonga logo no primeiro game. Na sequência, fez 2 a 0 e construiu a vantagem necessária para ter tranqulidade para fechar o duelo.

O triunfo desta sexta-feira foi o terceiro de Wawrinka sobre Tsonga em seis partidas já realizadas entre ambos.

Ainda nesta tarde, Roger Federer (2º) enfrenta o francês Gael Monfils (19º).

Veja os duelos da final da Copa Davis:


Sexta-feira (21/11)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3Stanislas Wawrinka (1-6, 6-3,3-6 e 2-6) 
A seguir - Gael Monfls x Roger Federer

Sábado (22/11)
12h30- Richard Gasquet/Julien Benneteau x Marco Chiudinelli/Michael Lammer  

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka