Topo

Derrota de Federer pressiona Suíça, que agora luta contra escrita

DO UOL, em São Paulo

22/11/2014 06h00

Para conquistar o primeiro título de Copa Davis da sua história, a Suíça terá de lutar contra um retrospecto negativo nos dois dias que restam de confronto com a França na cidade de Lille (FRA). Desde que Federer passou a integrar a equipe suíça, em 1999, em apenas uma vez que ele perdeu uma partida de simples o time saiu vitorioso. Nas outras seis ocasiões, amargou derrotas e eliminações.

Após o revés do vice-líder do ranking mundial para Gael Monfils (19º) por 3 sets a 0, a rodada  deste sábado ganhou contornos ainda mais decisivos. A final está igualada 1 a 1 e o desempate sairá do duelo de duplas, inicialmente previsto com Julien Benneteau/Richard Gasquet x Marco Chiudinelli/Michael Lammer. Entretanto, as parcerias podem ser alteradas até uma hora antes do início do confronto.

“Vou me colocar à disposição. Só penso em ajudar o time, mas temos de pensar em várias coisas, saber como estarão as minhas costas, a estratégia a ser adotada. Gosto de formar dupla com Stan (Wawrinka)”, disse Federer.

Independentemente da formação a ser adota, os suíços terão uma pedreira pela frente. Na atual edição da Copa Davis, os franceses venceram todos os duelos de duplas, contra Austrália, Alemanha e República Tcheca. E isso usando diversos jogadores, como Michael Llodra, que nem foi escalado.

Caso os suíços consigam quebrar esta invencibilidade dos anfitriões, terão duas chances no domingo para liquidar a fatura, com Federer sendo o primeiro a entrar em quadra, para enfrentar Jo-Wilfried Tsonga (12º do mundo).

O maior tenista suíço da história conta com um número a seu favor. Em todas as sua participações na Davis, em apenas um duelo perdeu as duas partidas de simples que fez. Isso ocorreu nas quartas de final do Grupo Mundial de 1999, diante da Bélgica.

O revés para Monfils na sexta colocou um ponto final em uma sequência de sete vitórias seguidas em partidas de simples de Federer na Davis. Seu último revés havia sido em 2012 para o americano John Isner. Naquele confronto, os suíços acabaram superados em casa por 5 a 0.

Veja os duelos da final da Copa Davis:

Sexta-feira (21/11)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3Stanislas Wawrinka (1-6, 6-3,3-6 e 2-6) 
Gael Monfls 3 x 0 Roger Federer (6-1,6-4 e 6-3)

Sábado (22/11)
Richard Gasquet/Julien Benneteau 0 x 3 Roger Federer/Stanislas Wawrinka (3-6, 5-7 e 4-6)

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka