Topo

Federer e Wawrinka vencem nas duplas e Suíça fica perto da taça da Davis

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 14h51

A Suíça está a uma vitória de conquistar o inédito título da Copa Davis. Neste sábado, Roger Federer e Stanislas Wawrinka atuaram juntos e derrotaram Julien Benneteau/Richard Gasquet por 3 sets a 0 (6-3, 7-5 e 6-4), em 2h12 de partida. Com o resultado, os suíços possuem vantagem de 2 a 1 sobre a França na cidade de Lille (FRA) e terão duas chances neste domingo para ficar com a tão sonhada taça.

Uma semana depois de se envolverem em um atrito na semifinal das Finais da ATP, Federer e Wawrinka deram mostras de que qualquer tipo de atrito entre eles foi superado. Os suíços demonstraram muito entrosamento e vibraram muito a cada ponto ganho. A mulher de Federer, Miroslava, que supostamente teria chamado Wawrinka de "bebê chorão" não acompanhou a partida no estádio.

Com a vitória, Federer e Wawrinka, escalados de última hora no lugar de Marco Chiudinelli e Michael Lammer, quebraram uma incômoda sequência de quatro derrotas seguidas atuando juntos em Copa Davis. O último triunfo havia sido em 2011, contra Portugal. Agora, são três vitórias e quatro reveses.

Neste domingo, ambos voltam a entrar em quadra. Federer terá a chance de dar o título ao seu país se vencer Jo-Wilfried Tsonga. Caso perca, caberá a Wawrinka decidir o duelo contra Gael Monfils.

Na partida deste sábado, os suíços tiveram uma atuação irretocável e não foram quebrados em nenhuma oportunidade. E oportunidades não faltaram para Benneteau e Gasquet, que tiveram cinco break points ao longo do jogo.

O primeiro set foi o mais tranquilo para Federer e Wawrinka. Eles lideravam por 3 a 2, quando conseguiram uma quebra no sexto game para encaminhar a vitória na parcial em apenas 28 minutos.

No segundo set, os franceses elevaram o nível e contaram com uma grande atuação de Benneteau. Mas nem isso foi o suficiente para conseguir o empate. Os anfitriões tiveram cinco break points, mas não conseguiram capitalizar nenhum deles. Na terceira chance que tiveram, no 11º game, Federer e Wawrinka quebraram os rivais para se aproximar ainda mais da vitória.

A terceira parcial teve um início equilibrado, mas no quinto game os suíços obtiveram uma nova quebra. Na sequência, conseguiram fazer 4 a 2. No nono game, quando lideravam por 5 a 3, Federer e Wawrinka desperdiçaram um match point no saque dos rivais. Mas isso não fez falta.

Veja os duelos da final da Copa Davis:

Sexta-feira (21/11)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3Stanislas Wawrinka (1-6, 6-3,3-6 e 2-6) 
Gael Monfls 3 x 0 Roger Federer (6-1,6-4 e 6-3)

Sábado (22/11)
Richard Gasquet/Julien Benneteau 0 x 3 Roger Federer/Stanislas Wawrinka (3-6, 5-7 e 4-6)

Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer  
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka