Topo

Federer dedica Davis ao país: "Não precisava do título. Já ganhei demais"

Do UOL, em São Paulo

23/11/2014 14h42

Neste domingo, Roger Federer venceu Richard Gasquet por 3 sets a 0 (6-4, 6-2 e 6-2) e conquistou o único título que faltava em sua carreira, o da Copa Davis. Com seu triunfo, a Suíça fez 3 a 1 sobre a França em Lille (FRA) e foi campeão do torneio pela primeira vez.

E o feito histórico do país deixou Federer mais feliz do que a conquista pessoal. Além do título da Davis, ele já ganhou os quatro Grand Slams, a medalha de ouro  olímpica (em duplas) e as Finais da ATP.

“Eu ganhei demais na minha carreira, não precisava deste título para torná-la completa. Estou feliz pelos outros membros do time. É um momento histórico para nosso país, um dia incrível para nosso esporte. Espero que isso possa criar grandes coisas para o futuro, e não apenas no tênis”, afirmou Federer.

O vice-líder do ranking mundial aproveitou a entrevista coletiva para exaltar a postura de Stanislas Wawrinka. O compatriota venceu seu jogo de simples na sexta-feira, contra Jo-Wilfried Tsonga, e ao lado de Federer também triunfou nas duplas.

“Não posso deixar de agradecer ao Stan por todo o esforço que ele colocou neste fim de semana, ele jogou muito bem. Me deu a oportunidade de entrar em quadra podendo garantir o título. Ele vem batalhando há anos”, afirmou Federer.

O tenista, que sofreu com dores nas costas ao longo dos últimos dias e por causa disso não atuou na decisão das Finais da ATP contra Novak Djokovic no último domingo, também dedicou palavras de carinho aos integrantes da comissão técnica.

“Todos trabalharam para me deixar em condições, dedico esta vitória ao time”, afirmou.

Federer também mostrou-se feliz por seu desempenho na partida contra Gasquet, que de última hora substituiu Jo-Wilfried Tsonga. Ele dominou o confronto do começo ao fim e não permitiu que o rival tivesse nem sequer um break point.

“Esperava que o Jo estivesse do outro lado, mas entendi bem a mudança e joguei bem, de forma agressiva”, concluiu.