Topo

Federer bate Raonic, atinge milésima vitória e leva título em Brisbane

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 09h25

Aos 33 anos, Roger Federer parece não estar nem um pouco cansado de atingir marcas incríveis na carreira. O suíço alcançou na manhã deste domingo a sua vitória de número 1000 em partidas de simples. A vítima foi o canadense Milos Raonic (8º do mundo), por 2 sets a 1 (6-4, 6-7 [2-7] e 6-4). De quebra, Federer ainda mostrou que está voando neste começo de temporada e conquistou o título do ATP 250 de Brisbane (AUS).

Vice-líder do ranking mundial, já detém o recorde de títulos de Grand Slams, com 17 conquistas. Agora, ele também se tornou o terceiro tenista de todos os tempos a atingir 1000 triunfos. Apenas o tcheco Ivan lendl (1.071) e o americano Jimmy Connors (1.253) conseguiram o feito.

O astro suíço levou 16 anos para alcançar o feito. A primeira vitória aconteceu em setembro de 1998, sobre o francês Guillaume Raoux por 2 sets a 0 no Torneio de Toulouse.

Em quadra, Federer começou com tudo, sem dar chances ao canadense. Em pouco mais de meia hora, o suíço fechou o primeiro set por 6-4 e deu indícios de que levaria a taça em Brisbane sem muita dificuldades.

Só que não foi tão simples assim passar por Raonic. O canadense se recuperou na segunda parcial e passou a enfrentar Federer de igual para igual. O equilíbrio foi tanto que o set só foi decidido no tie-break. Melhor para o número oito do mundo, que fechou por 7-6.

O terceiro set também foi marcado pelo equilíbrio. Um pouco melhor, Federer teve chances de quebrar logo nos primeiros games, mas não conseguiu se impor. A quebra, a marca de 1000 vitórias e o título só vieram no 10º game, levando a torcida ao delírio.