Topo

Federer arrasa taiwanês e vence estreia no Aberto da Austrália

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 08h02

Se levar em consideração o que apresentou nesta segunda-feira (19), Roger Federer tem todos os motivos para ficar otimista no título do Aberto da Austrália. O número 2 do mundo dominou com facilidade o taiwanês Yen-Hsun Lu e venceu sua estreia no primeiro Grand Slam do ano por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-2 e 7-5.

Em entrevista coletiva antes do início do torneio, Federer mostrou-se extremamente confiante. Afirmou que seu saque e backhand estão melhores do que nunca e se disse satisfeito com a evolução apresentada em seu jogo nos últimos meses.

E essa confiança foi vista dentro de quadra nesta segunda-feira. Federer não economizou na variação de golpes (57 bolas vencedoras), com direito a belas jogadas, e mostrou uma grande eficiência no saque. Teve 69% de aproveitamento no primeiro serviço e nove aces.

Federer cedeu poucos pontos a Lu no primeiro set e superou o saque do taiwanês no quinto game. Sacando bem (cinco aces), o suíço não cedeu qualquer chance de quebra ao adversário e rapidamente fechou a parcial por 6-4.

Jogando com agressividade (16 winners e 10 erros não forçados), Federer aproveitou duas das seis chances de quebra que teve para abrir vantagem no segundo set. Lu até teve a chance de superar o serviço adversário, mas o suíço se defendeu bem e demorou apenas 32 minutos para fazer 6-2.

Federer caiu de produção no terceiro set. Errou mais, diminuiu a eficiência no saque e viu o taiwanês equilibrar o confronto, com games se tornaram mais longos. A igualdade, porém, durou até o 11º game. Foi quando o suíço retomou o controle do jogo, quebrou o serviço do rival e sacou bem em seguida para fechar a partida.

Na próxima rodada, Roger Federer enfrentará o italiano Simone Bolelli, que derrotou o argentino Juan Monaco por 3 sets a 1.