Topo

Djokovic se impõe, controla jogo perigoso de Müller e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 10h58

Enfrentar adversários perigosos requer foco. E isso Novak Djokovic tem de sobra. Na manhã desta segunda-feira, o tenista número 1 do mundo controlou Gilles Müller, venceu por 3 sets a 0 e avançou para as quartas de final do Aberto da Austrália.

O sérvio conseguiu a classificação com parciais de 6-4, 7-5 e 7-5. Agora, o líder do ranking mundial terá pela frente o canadense Milos Raonic, que venceu o espanhol Feliciano Lopez também nesta segunda-feira.

O jogo ficou marcado pela concentração demonstrada pelo sérvio. Müller esteve longe de apresentar uma tática mais defensiva e agrediu desde o início, forçando Djoko a atuar com força máxima para evitar uma eliminação.

O tenista de Luxemburgo atacou pesado nos primeiros games e venceu pontos com uma imposição invejável. No entanto, correr risco foi sua principal arma e fraqueza ao mesmo tempo. Prova disso foi o grande número de erros não forçados, o que minou suas chances de colocar Djokovic contra a parede.

Enquanto isso, o número 1 do mundo pouco errava. Sólido, o sérvio conseguiu uma quebra fundamental no décimo game do primeiro set e, apesar da resistência do adversário, conseguiu fechar em 6-4.

A segunda parcial foi ainda mais equilibrada, mas novamente Djoko se demonstrou focado para controlar os ataques de Müller. Dessa vez, a quebra demorou um game a mais e veio só no 11º, deixando o sério mais perto da vitória.

O luxemburguês só conseguiu apertar mesmo Djokovic no terceiro set, quando conseguiu seus primeiros break points aproveitando escorregões do sérvio no piso da Rod Laver Arena. Só que toda a empolgação de Müller foi embora na forma como o número 1 se recuperou no game e venceu um rali incrível.

Como se não bastasse não aproveitar as chances de quebra, Müller ainda viu o seu serviço ser quebrado pouco tempo depois, dando a Djoko a oportunidade de sacar para fechar a partida. Aí não teve jeito, o sérvio foi lá e garantiu a vaga nas quartas.