Topo

Murray ignora caldeirão, dá aula a sensação australiana e vai à semifinal

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 08h38

Há momentos em que a experiência fala muito mais alto. Andy Murray deixou isso bem claro na manhã desta terça-feira. Sexto melhor do mundo, o britânico deu uma aula de frieza ao para lá de empolgado Nick Kyrgios, venceu a sensação australiana por 3 sets a 0 e confirmou presença na semifinal do Aberto da Austrália.

Agora, Murray terá pela frente Tomas Berdych, que venceu Rafael Nadal, na disputa por uma vaga na decisão do primeiro Grand Slam do ano.

Para vencer com parciais de 6-3, 7-6 (7-5) e 6-3. O britânico abusou da paciência para ignorar a forte torcida a favor do atleta da casa e usar os erros do adversário a favor.

Por falar em erros, Kyrgios, que é conhecido pelo jogo ousado, cometeu diversos não-forçados (38 ao todo). Visivelmente empolgado acima do que deveria, o jovem não conseguiu controlar bem os golpes ao longo do duelo.

O primeiro set começou como o esperado, com Kyrgios tentando utilizar toda a força de seu braço. Visivelmente empolgado com o apoio em massa da torcida, o jovem soltou a mão e pressionou Murray logo no primeiro game. Só que enfrentar o sexto melhor do mundo requer muito mais do que força, e o britânico fez questão de deixar evidente.

Em uma variedade de golpes curtos e bolas rápidas, Murray utilizou o ímpeto do australiano a seu favor e não demorou muito para mostrar superioridade técnica, vencendo o primeiro set por 6-3.

A segunda parcial foi bem mais equilibrada. Kyrgios aumentou a intensidade e diminuiu o número de erros, pressionando Murray em diversas oportunidades. No entanto, a empolgação novamente atrapalhou o jovem. Com a decisão no tie-break, o australiano passou a atacar de forma um tanto desconcertada. Vibrando a cada ponto como se fosse uma vitória, o garoto perdeu um pouco a noção de quem estava do outro lado da quadra.

Foi aí que a maestria de Murray deu as caras outra vez. O britânico venceu o segundo set por 7-6 com dois lobbys fantásticos, aproveitando as subidas estabanadas do australiano.

No terceiro set, o número 6 do mundo já tinha colocado quase todos os torcedores locais para sentar. Kyrgios ainda atacou bem, conseguiu uma quebra e quase inflamou novamente a Rod Laver Arena. Só que não teve jeito. Em uma aula de defesa e passadas categóricas, o britânico fechou o jogo e segue na busca pelo título.