Topo

Adolescente fã de sorvete e Frozen desafia Serena por final na Austrália

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 12h00

Madison Keys tinha apenas quatro anos e sequer jogava tênis quando Serena Williams conquistou seu primeiro Grand Slam, em 1999. Em 2015, porém, vive seu ‘sonho de Cinderela’ ao aparecer como a grande ‘zebra’ do Aberto da Austrália e desafiar a número 1 do mundo por uma vaga na final do primeiro Grand Slam do ano. A partida ocorre na madrugada desta quinta-feira (29), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Com apenas 19 anos, Keys não esconde seu lado adolescente. Em sua conta no Twitter, costuma postar fotos com seu cachorro de estimação, já admitiu gostar de sorvete e do desenho animado Frozen e revelou ser fã da cantora pop Britney Spears.

Em quadra, porém, a tenista norte-americana começa a surgir como ‘gente grande’. Já aparece em 35º lugar no ranking mundial e em 2015 passou a ser treinada pela ex-número 1 do mundo Lindsay Davenport, campeã olímpica de 1996 e que conquistou Wimbledon, o Aberto da Austrália e o Aberto dos Estados Unidos.

“Nós nos damos muito bem e temos estilos semelhantes. Por isso é muito bom ter alguém que não só que jogava de forma parecida com a minha, mas que também passou por isso e sabe do nervosismo, das tensões”, afirmou Keys.

Nascida em Boca Ratón, na Flórida, Keys começou a chamar a atenção do mundo do tênis aos 14 anos, quando se tornou a tenista mais jovem da história a vencer uma partida em um torneio da WTA, batendo a então número 81 do mundo Alla Kudryavtseva em 2009.

Nos anos seguintes colecionou boas participações em competições da WTA, com direito a semifinais nos torneios de Osaka e Sydney, O primeiro título veio em 2014, quando conquistou o Torneio de Eastbourne com vitórias sobre as top 10 Jelena Jankovic e Angelique Kerber.

Em Grand Slams, porém, Keys nunca havia ido tão longe. Seu melhor desempenho até então tinha sido nas edições 2013 e 2014 de Wimbledon, quando foi eliminada na terceira rodada.

Keys chegou à semifinal do Aberto da Austrália após vitórias sobre Petra Kvitova e Venus Williams. Em ambos os duelos, admitiu seu nervosismo e disse estar com as mãos tremendo na entrevista após a partida.

“Isso é incrível. Estava muito nervosa. O momento é definitivamente doce”, comemorou.

Disputar uma vaga na decisão de um Grand Slam, ainda mais contra a número 1 do mundo, tem tudo para ser uma experiência inesquecível para a jovem promessa americana. Serena entra com total favoritismo e com o histórico a seu favor: sempre que passou das quartas de final, conquistou o título na Austrália.

Keys, porém, tem motivos para ter esperança em tamanho desafio: já venceu Serena quando tinha apenas 14 anos. O encontro ocorreu no torneio de exibição World TeamTennis, em jogo de set único que terminou com triunfo da adolescente por 5-1. Será possível repetir o feito e chocar o mundo?