Topo

Djokovic arrasa sacador canadense e vai à semifinal na Austrália

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 08h38

Se seus principais rivais pelo título foram para casa mais cedo, Novak Djokovic não quis saber de dar chances à ‘zebra’. O número 1 do mundo não se intimidou com os saques potentes do canadense Milos Raonic, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-2), 6-4 e 6-2, e se classificou para as semifinais do Aberto da Austrália.

Dono de quatro títulos em Melbourne, Djokovic chega a sua 18ª semifinal nos últimos 19 Grand Slams disputados. A única vez no período em que não ficou entre os quatro primeiros nos principais torneios do circuito ocorreu justamente na Austrália em 2014, quando caiu nas quartas de final.

Nas semifinais Djokovic terá como adversário o atual campeão do Aberto da Austrália, Stan Wawrinka, seu algoz no ano anterior. O suíço mostrou força e passou sem sustos pelo japonês Kei Nishikori por 3 sets a 0.

“Nós sempre exigimos do outro o melhor de nossas habilidades em quadra e sempre entretemos o público”, comentou Djokovic, já projetando um grande jogo na semifinal.

Para chegar a mais uma semifinal, Djokovic teve que superar o eficiente saque de Raonic, dono de um dos serviços mais potentes do circuito. Foram 15 aces do canadense, sendo oito no primeiro set, contra oito do sérvio. O número 1 do mundo, porém, cometeu apenas 15 erros não forçados contra 36 do adversário, não permitindo que o rival tivesse sequer uma chance de quebra a seu favor.

“Milos é uma das estrelas ascendentes, um dos três jogadores que tem desafiado os tops. Não há muitos torneios onde eu deixei cair meu serviço apenas uma vez. Me senti como Boris Becker em quadra”, disse Djokovic, brincando com seu treinador.

O primeiro set foi marcado por um duelo de aces dos dois tenistas. Foram oito de Raonic e cinco de Djokovic, o que dificultou as chances de quebra. O sérvio teve quatro oportunidades de superar o serviço do adversário, mas não aproveitou e a parcial foi para o tie-break. No desempate, o número 1 do mundo foi mais eficiente, obteve o mini-break e venceu por 7-5.

Djokovic começou o segundo set quebrando o serviço de Raonic. Com a vantagem, manteve a eficiência em seu serviço, errou pouco e não deu chance de reação ao canadense para fazer 6-4.

A eficiência do saque de Raonic caiu no terceiro set e Djokovic não perdoou. Novamente sem dar chances para o adversário em seu serviço, o sérvio obteve quebras no terceiro e no quinto game, chegando a 6-2 sem dificuldade.