Topo

Murray bate Berdych em jogo tenso e vai à 4ª final para tentar quebrar tabu

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 10h06

Andy Murray é o primeiro finalista do Aberto da Austrália. O britânico venceu de virada o tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 1, com parciais de 6-7 (6-8), 6-0, 6-3 e 7-5, em uma partida tensa e marcada por provocações de ambos os lados.

Murray chega a sua quarta final de Aberto da Austrália e tenta quebrar o tabu de nunca ter conquistado o título da competição. O britânico disputou a decisão em 2010, 2011 e 2013, sendo derrotado em todas elas – perdeu a primeira para Roger Federer e as demais para Novak Djokovic.

A vitória desta quinta-feira (29) veio em um jogo tenso e repleto de provocações. Murray soltou diversos ‘vamos lá’ durante seus acertos, mas ficou irritado quando Berdych fez o mesmo ao se encontrarem na rede para trocar de lado no segundo set. Uma bolada do tcheco na perna do britânico durante voleio e sua demora para sacar em alguns momentos, ‘esfriando’ a partida, deixou o clima ainda mais tenso entre os tenistas.

O primeiro set foi extremante equilibrado, com os dois tenistas atuando em alto nível. Após três oportunidades, Berdych finalmente conseguiu superar o serviço adversário no nono game e teve a chance de sacar para a parcial. Murray, porém, se recuperou logo em seguida, devolveu a quebra e provocou o tie-break. No desempate o tcheco foi mais eficiente, obteve o mini-break e venceu por 8-6 após erro do britânico.

Um desentendimento na troca de lado para o segundo set mudou a história da parcial seguinte. Para se automotivar, Berdych falou “bom jogo, Tomas” ao cruzar com Murray. O britânico entendeu a atitude como uma provocação e, irritado, reclamou com o juiz de cadeira.

O problema pareceu motivar Murray, que arrasou o adversário no segundo set. Berdych diminuiu a intensidade de seu jogo e o britânico não perdoou. Foram três quebras, no segundo, no quarto e no sexto game, que fizeram com que o britânico aplicasse um ‘pneu’: 6-0.

Berdych ‘voltou para o jogo’ no terceiro set e equilibrou as ações até o sexto game, quando abriu 40-0 e permitiu a virada de Murray, que obteve a quebra. O britânico soube administrar a vantagem e, apesar de ficar contrariado com uma bolada na perna durante voleio do adversário, teve calma para vencer a parcial por 6-3.

O clima ficou ainda mais tenso com a demora de Berdych para sacar no quarto set, visivelmente procurando ‘esfriar’ o ímpeto de Murray – que reclamou bastante com o juiz de cadeira.  A parcial seguiu equilibrada, com os tenistas mantendo seu serviço, até o 11º game. Foi quando o britânico aproveitou os erros do rival e obteve a quebra, sacando em seguida para fazer 7-5 e sacramentar sua vaga na decisão.