Topo

'Quarteto fantástico' do tênis volta a ocupar topo do ranking após 2 anos

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 12h51

A derrota de Stan Wawrinka na semifinal do Aberto da Austrália custará mais que a vaga na decisão para o atual campeão. Sem conseguir defender o título, o suíço despencará no ranking da ATP e promoverá uma situação que não ocorria desde 2013: a presença completa do ‘quarteto fantástico’ do tênis no topo da classificação.

Novak Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray dominam o circuito mundial na última década. Foram 39 títulos de Grand Slams conquistados pelo quarteto em 44 disputados – número que aumentará com a decisão do Aberto da Austrália deste ano. Hegemonia que fez com que os atletas dominassem as primeiras colocações do ranking entre 2008 e 2012.

Porém, a última vez que os quatro tenistas apareceram juntos no topo do ranking da ATP ocorreu no dia 18 de março de 2013.  A queda de rendimento de Roger Federer e as séries de lesões de Nadal e Murray fizeram com que o quarteto não conseguisse ocupar ao mesmo tempo as primeiras colocações desde então.

“É natural, com a mudança de gerações, novos jogadores surgindo com Wawrinka e Cilic ganhando Grand Slams no ano passado, que esses quatro caras não estejam mais no top 4. Mas ainda acho que esse quarteto tem as melhores chances de ganhar Grand Slams”, opinou Djokovic.

A vitória do sérvio o fará disparar ainda mais na liderança do ranking da ATP que será divulgado na próxima segunda-feira. Caso conquiste o título, Djokovic chegará aos 13.045 pontos. Se for vice-campeão, seguirá na ponta com 12.245. Já Murray voltará ao top 4. Assumirá o terceiro posto se for campeão, com 6.315 pontos, ou ficará em quarto lugar com 5.515 se perder a decisão.

A queda precoce na terceira rodada deixará Roger Federer com 9.245 pontos, ainda isolado na vice-liderança. Já Rafael Nadal, eliminado nas quartas de final, ficará com 5.745 e pode perder a terceira posição em caso de título de Murray. Já Wawrinka despencará do quarto para o nono lugar do ranking, com 4.090.

“Mesmo que você tenha diferentes ganhadores de Grand Slam no último ano, esses quatro ainda são favoritos. Mas é claro que o tênis masculino é um lugar diferente do que era alguns anos atrás. Agora você tem Cilic, Wawrinka, jovens como Nishikori, Raonic, Dimitrov, que estão mostrando suas qualidades e estão aptos para desafiar os melhores jogadores do mundo”, afirmou Djokovic.

Djokovic e Murray decidem o título do Aberto da Austrália no próximo domingo (01). A partida terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.