Topo

Serena teve ajuda de ex-tenista do segundo escalão em título na Austrália

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 16h00

O título ganho por Serena Williams neste sábado em Melbourne foi o seu 11º de Grand Slam desde 2008, mas diferentemente das dez conquistas anteriores, esta veio sem que a americana pudesse ter ao seu lado um grande companheiro: Aleksandr Bajin, ou simplesmente Sascha. Pouco conhecido do grande público, o alemão não é apenas o sparring da líder do ranking mundial. É também um grande amigo e quase um membro da Família Williams.

"Excluindo meus pais, ele é provavelmente a pessoa mais importante na minha equipe. É muito mais que um sparring, é como um irmão mais velho", definiu a jogadora.

Por conta de uma lesão não divulgada, Sascha deixou de acompanhar Serena em um Major pela primeira vez desde Roland Garros-2007.

Então, coube a um francês de 28 anos a missão de ajudar a americana em seus treinamentos, simular situações de jogo e até mesmo reproduzir golpes e características das adversárias. E pelo resultado final, o trabalho foi feito com méritos por Jonathan Dasnieres de Veigy.

Ex-tenista profissional, ele chegou a ocupar a 146ª posição do ranking mundial e se aposentou em 2013. Desde então, passou a se dedicar a ajudar outros tenistas. No ano passado, por exemplo, participou da preparação de Novak Djokovic para a final de Roland Garros contra  Rafael Nadal, por ser canhoto como o espanhol.

“Eu amei treinar com Jonathan. Tivemos duas semanas maravilhosas aqui em Melbourne, desfrutamos bastante. Preciso falar com Sascha para ver como vão ficar as coisas. Ele está machucado agora e precisamos ver como evoluirá. Mas ele é demais, está todos os dias me escrevendo e será muito-bem vindo de volta. Mas também será um pouco estranho, porque eu adoro trabalhar com Jonathan. Ele é incrível, engraçado. Ele é francês. Ele me ajuda a falar francês agora. Odeio estar nesta situação (de precisar escolher)”, afirmou Serena após derrotar Maria Sharapova na decisão por 2 sets a 0.

Jonathan Dasnieres De Veigy - Nick Laham/Getty Images/AFP - Nick Laham/Getty Images/AFP
Jonathan Dasnieres De Veigy durante o Aberto dos Estados Unidos de 2011
Imagem: Nick Laham/Getty Images/AFP

Veigy nunca teve destaque no circuito da ATP, tanto que não faturou nenhum título em torneios de primeiro escalão e disputou apenas seis partidas, com uma derrota e cinco vitórias. Sua carreira foi construída jogando torneios futures e challengers e durou apenas cinco anos.

A adição de Veigy ao estafe de Serena durante a realização do Aberto da Austrália foi uma sugestão do técnico Patrick Mouratoglou, que trabalha com a americana desde 2012 e também é francês.

“(Patrick) formou o ‘Time Francês’. Isso ajuda, pois todos são franceses agora. Preciso falar muito francês (risos)”, disse Serena, que antes do início do torneio não conseguiu lembrar o sobrenome do Jonathan quando questionada sobre o assunto em entrevista coletiva.