Topo

Djokovic despacha Murray com pneu e leva Aberto da Austrália pela 5ª vez

Do UOL, em São Paulo

01/02/2015 10h21Atualizada em 02/02/2015 07h45

Foi uma guerra, uma batalha com 3h40min de duração, que teve quatro sets e dois tie-breaks. E no fim de tudo isso prevaleceu aquele que é o melhor jogador da atualidade, e com direito a pneu. Líder do ranking mundial, Novak Djokovic conquistou neste domingo o oitavo título de Grand Slam de sua carreira ao derrotar Andy Murray por 3 a 1 (7-6 [7-5],6-7 [4-7], 6-3 e 6-0) na decisão do Aberto da Austrália.

Não bastasse isso, se tornou o maior vencedor do Major Australiano na Era Aberta, iniciada em 1968. Foi o seu quinto título em Melbourne, fazendo-o desempatar com Roger Federer e Andre Agassi, que têm 4. Djokovic já havia levado o troféu nas edições de 2008, 2011, 2012 e 2013. Em toda a história, fica apenas atrás do australiano Roy Emerson, que tem seis.

Considerando todos os Grand Slams, se tornou o oitavo maior vencedor de todos os tempos, empatado com Fred Perry, Ken Rosenwall, Jimmy Connors, Ivan Lendl e Andre Agassi.

"Vencer pela quinta vez aqui é incrível. Quero agradecer muito ao meu time que está ao meu lado nos bons e maus momentos. Eles sacrificam a vida para eu estar aqui. Sem vocês não seria possível. Amo todos vocês", declarou Djokovic 

"Como todo mundo previu, foi uma grande batalha. Independentemente do meu recorde aqui, o fato de ele (Murray) ter jogado três finais aqui e perdido, tratas-se de uma final e todos querem dar o seu melhor. Estou feliz de ter acreditado na vitória durante todo o jogo", disse.

Com o título, Djokovic ampliará ainda mais a sua vantagem na ponta do ranking da ATP. Irá a 13.045 pontos, abrindo 3.800 de frente para o segundo colocado, Roger Federer.

Já Murray perdeu a chance de conquistar o terceiro título de Grand Slam de sua carreira e o primeiro na Austrália, onde já havia sido derrotado pelo próprio Djokovic nas finais de 2011 e 2013. Em 2010, seu algoz foi Roger Federer.

"Este é o Grand Slam mais consistente da minha carreira. Infelizmente ainda não ganhei. Voltarei aqui o ano que vem, e espero que o fim seja diferente. Mas estou satisfeito, pois trabalhei muito duro para alcançar este nível de tênis depois de um último ano muito difícil", disse Murray.

No cômputo geral dos confrontos, o sérvio tem agora 16 triunfos contra oito do rival britânico.

A final foi marcada por longas trocas bolas, vários pontos que fizeram os torcedores se levantarem de suas cadeiras e até invasões de quadra. Elas aconteceram durante uma pausa no segundo set. Duas ativistas de direitos humanos tiveram de ser contidas por seguranças, que também retiraram uma faixa que foi estendida na arquibancada.

Equílibrio, quebras, tie-breaks e invasão
Ois dois primeiros sets tiveram roteiros praticamente idênticos, com nenhum dos dois tenistas conseguindo deslanchar no marcador. As duas primeiras parciais foram marcadas por quatro quebras de serviço e sendo decididas no tie-break, com cada tenista levando a melhor em uma delas.

No primeiro set, Djokovic chegou a abrir uma vantagem de 4 a 1 e deu a impressão de que conseguiria liquidar sem grandes problemas a fatura. Mas Murray, conseguiu diminuir a diferença para 4 a 3 antes de ceder uma nova quebra e ver o rival fazer 5 a 3.

Porém, quando foi sacar para fechar o set o sérvio não teve sucesso e permitiu que Murray devolvesse a quebra mais uma vez e forçasse o desempate alguns games mais tarde. E o tie-break assim como todo o set, foi muito equilibrado. No fim, Djokovic triunfou por 7 a 5.

A gangorra seguiu no segundo set, mas desta vez foi Murray quem deu a impressão que dominaria a partida após abrir 2 a 0. De maneira inexplicável, entretanto, baixou a guarda e permitiu a virada do líder do ranking para 4 a 2.

Após o sétimo game, enquanto os jogadores descansavam, a atenção se voltou a duas intrusas que invadiram a quadra. Ativistas humanitárias, tentaram protestas, mas foram rapidamente contidas pelos seguranças.

Com a bola novamente em jogo, Murray conseguiu se colocar de novo na disputa. Forçou e o tie-break e foi soberano, dominando completamente Djokovic para fazer 7-4.

Djokovic eleva o nível e despacha o rival

Depois de ver Murray fazer 2 a 0 logo no início do terceiro set, Djokovic conseguiu se manter mentalmente na partida e não baixou a guarda. Pior para o britânico. O sérvio tomou a liderança do marcador a partir do sétimo game ao fazer 4 a 3 e daí em diante não deu nenhuma chance para o adversário, que se irritou e começou a se xingar a cada erro cometido.

O desequilíbrio emocional de Murray, era tudo que Djokovic precisava. Ele fechou o set, sem dificuldades por 6 a 3.

E o domínio foi ainda mais nítido no último set, quando o sérvio conseguiu aplicar um pneu. O domínio foi tamanho que Djokovic venceu 25 pontos contra apenas 11 do britânico.