Topo

Como ser pai melhorou o desempenho de Djokovic no tênis

Do UOL, em São Paulo

02/02/2015 06h00

Novak Djokovic venceu neste domingo o seu oitavo título de Grand Slam e o quinto no Aberto da Austrália ao superar Andy Murray por 3 sets a 1. A conquista desta vez teve um sabor ainda mais especial para o líder do ranking mundial. Foi a sua primeira em um Major desde que se tornou pai. Em outubro do ano passado, sua esposa Jelena deu à luz a Stefan.

E nos quatro meses que se passaram desde então, o sérvio garante se sentir mais motivado e feliz para seguir disputando torneios e ganhando títulos. Em novembro, ele já havia faturado a taça das Finais da ATP de Londres.

“O título (do Aberto da Austrália) tem um valor mais intrínseco agora para a minha vida porque sou pai e casado. É meu primeiro título de Grand Slam com este status, me sinto muito orgulhoso”, afirmou o sérvio depois da conquista deste domingo.

Por causa  do pouco tempo de vida do filho, Jelena não viajou a Melbourne para acompanhar o marido, mas logo após o término do jogo postou uma foto em seu perfil no Twitter com Stefan em seu colo vendo o pai levantar a taça.

“À medida que minha vida vai avançando, há circunstâncias, situações que tornam os momentos ainda mais bonitos. Ter se casado e tido um filho nos últimos seis meses definitivamente foi algo que me deu uma nova energia, algo que nunca senti antes. Sou muito grato por tudo o que tem acontecido na minha vida e a maneira que as coisas têm caminhado, sempre na direção positiva. Então, estou tratando de aproveitar todos estes momentos de coração”, disse o sérvio, que já havia conquistado a taça do Aberto da Austrália em 2008, 2011, 2012 e 2013. Na Era Aberta (iniciada em 1968), já é o maior vencedor com cinco títulos.

“Tento me manter no caminho correto e comprometido com o esporte da mesma maneira que estive ao longo dos últimos anos e aproveitar que tenho só 27 anos e estou no auge. É por isso que estou no tênis, sabe, para ganhar os grandes torneios e também para jogar para as pessoas que estão ao meu redor”, disse.

Para o alemão Boris Becker, técnico de Djokovic há mais de um ano, o nascimento de Stefan fez seu comandado mudra o comportamento e estar ainda mais comprometido com o presente e com o futuro.

“Os resultados que ele (Djokovic) teve são bons para o seu espírito. É uma progressão natural da vida se criar uma família. E penso que isso pode prolongar a sua carreira. Porque você é um ser humano e precisa ter uma vida provada. E quando consegue colocar tudo em ordem, isso com certeza irá ajudar”, analisou.