Topo

Feijão empolga, mas vacila e é eliminado por austríaco no Aberto do Rio

Feijão acabou eliminado do Aberto do Rio - Marcelo Sayão / EFE
Feijão acabou eliminado do Aberto do Rio Imagem: Marcelo Sayão / EFE

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2015 21h12

A torcida viveu sua primeira grande decepção na noite desta sexta-feira, quando João Souza, o Feijão, foi derrotado por Andreas Haider-Maurer por 2 a 1 (7/5, 1/6 e 6/4). O brasileiro empolgou os torcedores no Aberto do Rio, mas cometeu vacilos em momentos decisivos e sofreu um duro revés nas quartas de final.

Em determinado momento, as arquibancadas se assemelhavam à do Maracanã, tamanha a festa feita pelos cariocas. O austríaco enfrentará o espanhol David Ferrer na semifinal neste sábado.

Empolgado com o apoio da torcida, Feijão vibrava muito a cada ponto conquistado. O problema é que o adversário tinha muita força nos golpes e um saque potente, o que dificultava a vida do brasileiro. O austríaco chegou a ficar com 4/2, mas viu o dono da casa se recuperar e empatar em 4/4.

Os dois confirmaram seus saques até chegarem ao tie-break. Feijão parecia nervoso e entregou três pontos com erros não forçados logo no início. Após um ace de Andreas, o brasileiro sentiu o momento negativo e o austríaco abriu 5 a 3. Após um novo ponto de saque, o visitante ficou próximo de fechar o set. E foi o que aconteceu após 59min.

O segundo set teve início com o brasileiro sacando sem dificuldades para confirmar o saque. Já o austríaco não teve a mesma competência, e Feijão abriu 2/0. Andreas se descontrolou e jogou a raquete no chão. Foi o necessário para a torcida explodir e passar a perseguir o adversário.

E Feijão ficou ainda mais vibrante. Abusando dos 'drop shots', ele abriu 3/0 e colocou grande pressão sobre o adversário. Pressão essa que não pesou sobre Andrea: 3/1. Confiante no set, o brasileiro confirmou, quebrou o saque e ficou a um game de empatar. Fulminante, ele não deu chances ao adversário: 6/1 e 1 a 1.

Nesse momento, a torcida parecia estar no Maracanã: "Feijão, Feijão, Feijão". E o brasileiro se sentou bem com o apoio. Pedia mais. Era a confiança para o decisivo set, que asseguraria vaga nas semifinais do Aberto do Rio. E o início não poderia ter sido melhor. Solto e vibrante em quadra, João Souza quebrou o saque de Andreas Haider e confirmou o seu: 2/0.

O austríaco mostrou que estava vivo na partida e diminuiu. Neste momento, Andreas pediu atendimento médico, mostrando não estar 100% fisicamente para o restante do duelo. Mas isso não era um problema do brasileiro, que não deu chances e abriu 3/1. O visitante, no entanto, ainda conseguia manter um saque potente, o que o fazia avançar no set.

Quando tudo parecia estar se encaminhado para uma vitória do brasileiro, Andreas cresceu no jogo e devolveu a quebra, fazendo 3/3. Pior, o austríaco voltou a causar dificuldades e pela primeira vez passou a frente no set, deixando Feijão pressionado. Mas ele conseguiu driblar os problemas, deixou tudo empatado e pediu o apoio da torcida, sendo prontamente atendido: 4/4.

Mas Andreas não estava sentindo a pressão. Pelo contrário. Ele passou a confirmar seu saque com facilidade: 5/4. O austríaco ficou a uma quebra de ganhar a partida, frustrando o público carioca. Não teve jeito. Apesar de todo o apoio, o brasileiro acabou derrotado: 6/4, 2 a 1. "Feijão, Feijão, Feijão"; um justo reconhecimento pela entrega em quadra.