Topo

Djokovic derrota Berdych em três sets e busca 2º título no ano

Kamran Jebreili/AP
Imagem: Kamran Jebreili/AP

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 14h22

Atual vice-campeão do ATP 500 de Dubai, o tcheco Tomas Berdych não poderá reeditar a final do ano passado com o suíço Roger Federer. Isso porque ele foi eliminado do torneio na semifinal, nesta sexta-feira, caindo em três sets diante do sérvio Novak Djokovic, que aplicou parciais de 6/0, 5/7 e 6/4, em confronto de 2h04.

Em seu terceiro evento no ano, Djokovic busca o segundo título de 2015, tendo vencido o Aberto da Austrália e parado nas quartas de final em Doha. Ele enfrentará Federer na decisão em Dubai, contra quem tem 17 triunfos e 19 derrotas.

Derrotado categoricamente nos dois embates anteriores entre eles, ambos no ano passado, Berdych deu sinais de poderia repetir o ocorrido na semi desta sexta-feira. O tcheco jogou mal no primeiro set, venceu apenas 10 pontos e perdeu o saque três vezes, levando um “pneu” de Djokovic pela segunda vez, assim como na final de Pequim, em 2014.

Só que a história desta vez não repetiu o embate decisivo no torneio chinês, embora o começo do segundo set não foi nada favorável para Berdych, que sofreu uma quebra e viu o número 1 do mundo sacar em 2/1. Mas o tcheco não se abateu e deu a volta por cima, vencendo quatro dos cinco games seguidos.

Berdych chegou a sacar em 5/3 para fechar e igualar o marcador, só que perdeu o saque neste momento, adiando a vitória na segunda parcial, que tardou, mas não falhou. Djokovic protagonizou um lance curioso no 11º game, quando escorregou e ralou a mão, pedindo atendimento médico na virada para o 12º game, no qual acabou quebrado, o que levou a decisão para o terceiro set.

A parcial decisiva teve poucas chances para os dois lados. Djokovic aproveitou o solitário break-point que teve, no quinto game, ao passo que Berdych não teve a mesma competência e perdeu a única chance de quebra que teve a seu favor, logo em seguida. O sérvio administrou a vantagem até o fim e concretizou sua 19ª vitória em 21 confrontos com o tcheco.