Topo

Federer acaba com festa de sensação croata e decide em Dubai

Federer derrubou jovem de 18 anos que havia eliminado Murray nas quartas de final - Karim Sahib/AFP
Federer derrubou jovem de 18 anos que havia eliminado Murray nas quartas de final Imagem: Karim Sahib/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 11h23

Responsável pela surpreendente eliminação do britânico Andy Murray nas quartas de final, o croata Brna Coric não teve a mesma sorte contra o suíço Roger Federer. Atual campeão do ATP 500 de Dubai, o número 2 do mundo precisou de apenas 56 minutos para triunfar em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/1, garantindo sua vaga na decisão do torneio.

O adversário do suíço na final será o sérvio Novak Djokovic, que derrotou o tcheco Tomas Berdych por 6/0, 5/7 e 6/4. A partida será disputada neste sábado.

Federer tem ligeira vantagem no retrospecto contra o atual número 1 do mundo: 19 vitórias em 36 embates.

O suíço teve o saque ameaçado logo no primeiro game da partida, mas se salvou nos dois break-points que enfrentou. Depois de passar esse aperto prematuro, o suíço dominou os dois games seguintes, venceu oito de nove pontos disputados, conseguiu uma quebra e abriu 3/0. O jovem croata não se abateu e devolveu a quebra, no quinto game, mas sua reação parou por aí.

Ao sacar para empatar a parcial pela primeira vez, Coric foi novamente quebrado e desde então não conseguiu mais vencer games, perdeu três em sequência, sofreu duas quebras e viu Federer largar na dianteira, faturando o primeiro set em apenas 27 minutos.

O croata de 18 anos acabou se tornado presa fácil de Federer no segundo set. Com apenas um game de serviço confirmado, Coric sofreu quebras no segundo e no sexto games e acabou mesmo caindo em parciais diretas. Com sua campanha em Dubai, o jovem tenista vai subir por volta de 20 colocações no ranking, aparecendo perto do 61º posto na lista da próxima segunda-feira.

A vitória de Coric nas quartas em Dubai não foi sua primeira de grande porte na carreira. No ano passado, no ATP 500 da Basileia, ele anotou seu primeiro surpreendente triunfo, derrubando o espanhol Rafael Nadal. Ele entrou na chave em Dubai como lucky-loser, graças à desistência do alemão Philipp Kohlschreiber, uma vez que havia sico derrotado na última rodada do quali pelo francês Fabrice Martin, derrotado na primeira rodada na chave principal pelo cazaque Andrey Golubev.