Topo

Saiba por que o Brasil pode bater a Argentina na Copa Davis em Buenos Aires

Bellucci e Feijão são os tenistas para os jogos de simples - Rubens Lisboa/Divulgação
Bellucci e Feijão são os tenistas para os jogos de simples Imagem: Rubens Lisboa/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 06h00

Brasil e Argentina farão neste fim de semana o oitavo duelo na história da Copa Davis. O palco será o Complexo Tecnópolis, em Buenos Aires, no qual uma quadra de saibro foi montada. As partidas acontecem entre sexta-feira e domingo. O vencedor garantirá uma vaga nas quartas de final do Grupo Mundial. Ao perdedor, caberá disputar uma repescagem em setembro para seguir na elite em 2016.

O retrospecto histórico é favorável aos argentinos, com cinco vitórias e duas derrotas. Além disso, jogarão em casa e contam com jogadores de simples melhores ranqueados. Não bastasse isso, a Argentina disputa o Grupo Mundial de maneira ininterrupta desde 2002 e ficou com o vice-campeonato por três vezes neste século: em 2006, 2008 e 2011.

O Brasil, por outro lado, não supera a primeira rodada da elite desde 2001. Naquela ocasião, em casa, venceu o Marrocos por 4 a 1.

Em que pese tudo isso, há motivos para se acreditar em um triunfo do time brasileiro formado por João Souza, o Feijão, Thomaz Bellucci, Marcelo Melo e Bruno Soares.

Brasil se dá muito bem jogando no saibro

Quadra montada no Complexo Tecnópolis - Rubens Lisboa/Divulgação - Rubens Lisboa/Divulgação
Imagem: Rubens Lisboa/Divulgação

Apesar de os jogadores argentinos viverem melhor momento no ranking mundial e jogarem em casa, com o apoio da torcida, a escolha pelo piso de saibro também é boa para o time brasileiro. Nos últimos dez confrontos neste tipo de quadra, o time nacional somou nove vitórias, sendo o resultado mais expressivo os 3 a 1 sobre a Espanha na repescagem do Grupo Mundial em setembro do ano passado no Ginásio do Ibirapuera.

Além disso, a última vez que os argentinos jogaram no saibro em casa tiveram um resultado negativo. Foram superados pela Itália por 3 a 1 na primeira rodada do Grupo Mundial de 2014.

Feijão vive o melhor momento da sua carreira

Feijão - Divulgação/Brasil Open - Divulgação/Brasil Open
Imagem: Divulgação/Brasil Open

Apesar de ter pouca experiência na Davis – fez apenas dois jogos em 2011 contra a Colômbia, com uma vitória e uma derrota -, Feijão ocupa neste momento o melhor ranking de sua carreira (75ª colocação) e chega como o número 1 do Brasil. Além disso, acumulou grandes resultados no mês de fevereiro, como a semifinal do Aberto do Brasil (ATP 250 de São Paulo) e o Aberto do Rio (ATP 500).

Em São Paulo, inclusive, derrotou  Leonardo Mayer, que será seu rival neste fim de semana.

Bellucci não vem bem, mas costuma crescer na Copa Davis

Bellucci davis - Cristiano Andujar/cbtenis - Cristiano Andujar/cbtenis
Imagem: Cristiano Andujar/cbtenis

A fase de Thomaz Bellucci (87º do mundo) é ruim. O tenista perdeu os três últimos jogos que fez – todos eles em estreias – e deixou de ser o número 1 do país pela primeira vez desde janeiro de 2014. Ainda assim, é possível acreditar que ele pode ter papel importante contra os argentinos.

Bellucci tem bom retrospecto em partidas de simples da Copa Davis, com 16 vitórias e dez derrotas. No saibro, são 13 triunfos e apenas dois reveses. Seu último resultado negativo neste piso foi em setembro de 2009, ante o equatoriano Nicolás Lapentti no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.

Em setembro do ano passado, quando o Brasil bateu a Espanha na repescagem do Grupo Mundial, Bellucci venceu Roberto Bautista-Agut e Pablo Andújar, que estavam muito melhores posicionados no ranking mundial.

Dupla é ponto quase certo

Melo e Soares em treino em Buenos Aires - Cristiano Andujar/Divulgação - Cristiano Andujar/Divulgação
Imagem: Cristiano Andujar/Divulgação

A parceria entre Marcelo Melo (3º do mundo) e Bruno Soares (12º) é certamente o ponto mais forte do time brasileiro e uma vitória de ambos, se não é garantida, é muito provável. Os especialistas em duplas já entraram em quadra lado a lado em nove oportunidades e tiveram apenas uma derrota. Ela aconteceu na repescagem do Grupo Mundial em 2010, contra a Índia.

Além disso, enfrentarão jogadores que não são especialistas em duplas. Em princípio, o capitão Daniel Orsanic escalou para a partida Diego Schwartzman  e Federico Delbonis, que se dedicam muito mais ao circuito de simples.

Confira os duelos deste fim de semana:

Sexta-feira
11h - 
Carlos Berlocq x João Souza
A seguir -  Leonardo Mayer x Thomaz Bellucci 

Sábado
13h - 
Federico Delbonis/Diego Schwartzman x Marcelo Melo/Bruno Soares

Domingo
11h - 
Leonardo Mayer x João Souza
A seguir - Carlos Berlocq x Thomaz Bellucci