Topo

Bellucci perde para Delbonis e Brasil terá de jogar repescagem da Davis

Do UOL, em São Paulo

09/03/2015 13h26

O Brasil segue com seu jejum de vitórias no Grupo Mundial da Copa Davis, que dura desde 2001. Na tarde desta segunda-feira, após 2h59, Thomaz Bellucci (85º do mundo) foi superado pelo argentino Federico Delbonis (83º) por 3 sets a 1 (6-3, 3-6, 6-2 e 7-5) em continuação de jogo que havia sido iniciado na noite de domingo e desta forma a Argentina fechou o confronto da primeira rodada, disputado em Buenos Aires, por 3 a 2.

Com o resultado, os argentinos garantiram vaga na fase de quartas de final, na qual enfrentarão a Sérvia entre os dias 17 e 19 de julho, em casa. Já o Brasil precisará disputar uma repescagem entre 18 e 20 de setembro parra seguir na elite em 2016. O adversário só será definido em julho. 

A derrota na manhã desta segunda-feira foi a sexta consecutiva de Thomaz Bellucci, que não sabe o que é ganhar uma partida desde o dia 6 de fevereiro quando superou o espanhol Albert Montañes nas quartas de final do ATP 250 de Quito (EQU).

O revés para Delbonis foi o 12º de Bellucci em 28 partidas de simples que já fez na história da Copa da Davis. Já o argentino disputou um jogo de simples pela primeira vez na competição.

O que chamou a atenção na sequência do duelo foi a grande presença do público argentino no Complexo Tecnópolis em plena segunda-feira. Com portões abertos, cerca de 7,5 mil pessoas estiveram presentes para acompanhar o triunfo de Delbonis.

A última vez que o Brasil avançou da primeira rodada do Grupo Mundial foi há 14 anos, quando superou o Marrocos por 4 a 1.

O triunfo de Delbonis sobre  Bellucci foi o quarto em seis partidas já realizadas entre eles.

Começo apático e jogo interrompido

Thomaz Bellucci iniciou a partida ainda no domingo de maneira muito apática e sem esboçar nenhum tipo de reação diante da atuação do argentino, que abriu 3 a 0 com extrema facilidade.

Sem ser pressionado, Delbonis abriu 5 a 1 e teve a oportunidade de sacar para fechar o set. Entretanto, ele baixou um pouco o nível na hora de decidir e permitiu que Bellucci devolvesse uma das quebras.

A reação do brasileiro, entretanto, não durou muito. Pouco depois, Delbonis sacou para fechar em 6 a 3, em somente 41 minutos.

Com o anoitecer, a partida foi suspensa e reiniciada na manhã desta segunda-feira.

Bellucci começa com tudo e empata a partida 

A interrupção fez muito bem para o brasileiro. No segundo set, Bellucci foi muito sólido e não permitiu que Delbonis quebrasse seu serviço. Agressivo, o paulista deu muito trabalho para o rival e no oitavo game obteve a quebra que se provou decisiva para abrir 5 a 3.

Sem se importar com a pressão da torcida rival, ele teve frieza para confirmar seu saque e fazer 6 a 3 em 38 minutos.

Delbonis se recupera após início titubeante e fica perto da vitória

A derrota sofrida no segundo set deu a impressão de que Delbonis poderia se abater, ainda mais levando em consideração o primeiro game da terceira parcial. Ele teve de salvar dois break points antes de confirmar seu serviço por 1 a 0.

Porém, Bellucci voltou a demonstrar sua costumeira irregularidade, foi quebrado. A torcida inflamou e Delbonis voltou a apresentar seu melhor jogo, abrindo 3 a 0.

Contando com muitos erros não-forçados do brasileiro (23 no terceiro set), o argentino caminhou tranquilamente para o triunfo. E ele veio por 6 a 2 com uma nova quebra no oitavo game.  

Vacilo após quebra acaba custando a partida

Bellucci viu uma janela se abrir no quarto set, mas não soube aproveitar o momento que conspirava a seu favor. Ele quebrou Delbonis no quinto game para abrir 3 a 2. Porém, logo na sequência errou em demasia e permitiu que o argentino igualasse o marcador.

O equilíbrio persistiu no set, e no 11º game Bellucci chegou a ter uma boa oportunidade para pressionar o argentino ao abrir 30 a 0 no saque do rival. Porém, vacilou e viu Delbonis fazer 6 a 5.

No 12º game, Bellucci abriu 40 a 30 e teve a chance de levar a parcial para o tie-break. Delbonis reagiu e consolidou o triunfo após acertar um belo golpe na paralela.

Confira como foi o duelo:

Sexta-feira
Carlos Berlocq 2 x 3 João Souza (4-6, 6-3, 7-5, 3-6 e 2-6)
Leonardo Mayer 3 x 1 Thomaz Bellucci (6-4, 6-3, 1-6 e 6-3) 

Sábado
Carlos Berlocq/Diego Schwartzman 0 x 3 Marcelo Melo/Bruno Soares (5-7, 3-6 e 4-6)

Domingo
Leonardo Mayer 3 x 2 João Souza (7-6 [7-4], 7-6 [7-5], 5-7, 5-7 e 15-13)

Segunda-feira
Federico Delbonis 3 x 1 Thomaz Bellucci (6-3, 3-6, 6-2 e 7-5)