Topo

Serena encerra boicote por racismo e volta a Indian Wells após 14 anos

Serena Willims conquistou dois títulos em Indian Wells (1999 e 2001) - AFP PHOTO / PAUL CROCK
Serena Willims conquistou dois títulos em Indian Wells (1999 e 2001) Imagem: AFP PHOTO / PAUL CROCK

Felipe Priante

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 06h00

Depois de ficar 14 anos afastada das quadras de Indian Wells, nesta sexta-feira a norte-americana Serena Williams voltará a disputar o torneio californiano, tendo como rival a romena Monica Niculescu, algoz da sérvia Aleksandra Krunic na primeira rodada com parciais de 6/2 e 6/1.

Serena não jogava o evento desde 2001 por causa de insultos racistas sofridos na final. Naquele ano, ela não precisou entrar em quadra na semifinal, contando com desistência da irmã Venus, que sofria uma tendinite. Isso desagradou alguns torcedores, que acabaram ofendendo a atual número 1 do mundo na decisão contra a belga Kim Clijsters.

A partir de então, as duas irmãs Williams resolveram boicotar Indian Wells e não jogaram mais lá. Só que Serena resolveu perdoar a situação e anunciou, no começo de fevereiro deste ano, seu retornou ao torneio. “Jogo pelo amor ao esporte e com todo esse amor na cabeça, e com um novo entendimento do que é o perdão, é que anuncio que voltarei a Indian Wells em 2015”, disse Serena à Time.

Muita coisa mudou no circuito e na carreira de Serena desde o fatídico dia. A caçula das irmãs Williams conquistou diversos títulos e se consolidou como uma das principais tenistas da história, é a terceira maior campeã de Grand Slam, a quarta que mais tempo ficou como número 1 do mundo e a décima que mais venceu jogos na WTA.

Do atual top 10, apenas a líder do ranking já era profissional naquele torneio. Número 2 do mundo, a russa Maria Sharapova iria disputar seu primeiro torneio no circuito um mês depois de Indian Wells 2001. Já do top 10 de 14 anos atrás, as irmãs Williams são as únicas que seguem em atividade.

Veja 5 curiosidades da última vez de Serena em Indian Wells:

Serena Williams recebe o troféu de campeã de Roland Garros pela segunda vez na carreira - AFP PHOTO / THOMAS COEX - AFP PHOTO / THOMAS COEX
Imagem: AFP PHOTO / THOMAS COEX

1- Currículo de Serena aumentou bastante

Quando disputou Indian Wells pela última vez, Serena tinha 11 títulos, sendo apenas um de Grand Slam. Hoje, ela soma 65 troféus, 19 deles nos quatro principais torneios do circuito. A norte-americana também chegou à liderança do ranking pela primeira vez só em 2002 e tem 231 semanas na ponta.

Daniela Hantuchova se prepara para devolução durante jogo contra Serena Williams no Aberto da Austrália - AFP PHOTO / SAEED KHAN - AFP PHOTO / SAEED KHAN
Imagem: AFP PHOTO / SAEED KHAN

2- Velhas conhecidas seguem em ação

Além de Serena, apenas 11 tenistas que estavam na chave de Indian Wells em 2001 seguem jogando. Sete delas vão disputar o torneio neste ano, três em simples (Daniela Hantuchova, Francesca Schiavone e Jelena Jankovic) e quatro nas duplas (Martina Hingis, Alexandra Panova, Lisa Raymond e Katarina Srebotnik).

Venus Williams com um modelo de roupa florido no ATP de Tóquio, em 2013 - REUTERS/Issei Kato - REUTERS/Issei Kato
Imagem: REUTERS/Issei Kato

3- Boicote de Venus continua

Venus poderia engrossar a lista de jogadoras que estiveram no torneio californiano tanto 14 anos atrás como agora. Contudo, a mais velha das irmãs Williams não seguiu o mesmo caminho de Serena e manteve firme o seu boicote à competição californiana.

Ex-tenista Gala León será capitã da Espanha na Davis - Divulgação/RFET - Divulgação/RFET
Imagem: Divulgação/RFET

4- Polêmica capitã espanhola enfrentou Serena em 2001

Envolvida recentemente em sua polêmica idicação como capitã espanhola da Copa Davis, Gala León Garcia foi a adversária de Serena nas oitavas de final. Então cabeça de chave 27, ela perdeu em sets diretos para a norte-americana, que anotou placar de 6/3 e 6/1.

Ex-tenista, Miroslava Vavrinec se casou com Roger Federer e se tornou Miroslava Federer - Clive Brunskill/Getty Images - Clive Brunskill/Getty Images
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

5- Esposa de Federer estava em Indian Wells há 14 anos

Mais conhecida por ser a esposa de Roger Federer, a então Miroslava Vavrinec jogou em Indian Wells na última aparição de Serena. A suíça caiu na segunda fase diante da tailandesa Tamarine Tanasugarn, uma das 11 que continuam em atividade no circuito.