Topo

Saiba como o casamento de um tenista top15 ampliou crise espanhola na Davis

Feliciano López vai celebrar seu casamento bem no fim de semana da Copa Davis - Jayne Kamin-Oncea/USA Today Sports
Feliciano López vai celebrar seu casamento bem no fim de semana da Copa Davis Imagem: Jayne Kamin-Oncea/USA Today Sports

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 10h19

A polêmica escolha de Gala León como capitã espanhola da Copa Davis ganhou mais um capitulo inusitado. Os jogadores, que se rebelaram com a maneira unidirecional que a Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) escolheu a nova comandante da equipe, têm agora um novo motivo para boicotar a próxima convocação: um casamento.

Feliciano López está com o casório marcado para a data do próximo confronto da Espanha pela Copa Davis e todos os seus companheiros de circuito estão convidados. Ele e Alba Carrillo vão comemorar o matrimônio no próximo 17 de julho, data que coincide com a eliminatória do Grupo Europa/África I envolvendo Espanha e Rússia.

Esta casualidade pode levar a maioria dos jogadores a preferir o casamento de Feliciano, atual 12º no ranking da ATP, à convocação para defender a “Armada” na Davis.

Alguns dias atrás, Rafael Nadal e Tommy Robredo voltaram a mostrar seu descontentamento com a nova capitã. “Colocar Gala como capitã da equipe é como me colocar à frente de um hospital”, disparou o canhoto de Mallorca. “Gala esteve em Indian Wells, mas dos 13 jogadores aqui apenas ela falou apenas com três”, reclamou Robredo.

O problema envolvendo jogadores e RFET pode ser mais complicado do que apenas a escolha da capitão. Segundo o jornal espanhol Sport, a pouca transparência da federação com seus números seria um dos motivos para a revolta dos tenistas. Uma auditoria foi solicitada junto ao Tribunal de Contas para esclarecer o “desaparecimento” de 600 mil euros.

Para complicar ainda mais a situação, os jogadores precisam estar em acordo com as respectivas federações para poder jogar nas Olimpíadas do Rio, uma vez que as indicações, embora baseadas no ranking, partem da federações nacionais. Nomes como Nadal não têm atendido as últimas convocações da RFET, tanto que a equipe acabou rebaixada para a segunda divisão da Davis.