Topo

Maratona de Feijão na Copa Davis pode fazer Federação mudar regra

Feijão recebe atendimento durante o jogo com Leonardo Mayer no início do mês - MARTIN ZABALA
Feijão recebe atendimento durante o jogo com Leonardo Mayer no início do mês Imagem: MARTIN ZABALA

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 12h55

A maratona de 6h42 na qual se transformou a partida entre o argentino Leonardo Mayer e o brasileiro João Souza, o Feijão, pela Copa Davis poderá fazer com que a Federação Internacional de Tênis (ITF) mude a regra da competição e introduza o tie-break no quinto set a partir do próximo ano. A revelação foi feita pelo presidente da entidade, o italiano Francesco Ricci Bitti, em entrevista ao jornal argentino La Nación.

"A ideia é que a partir do próximo ano a Davis inclua o tie-break no quinto set. Jogar sete horas é lindo para os jornalistas, mas não para os jogadores. Tomaremos esta decisão em breve", afirmou Ricci Bitti.

Esta proposta deverá ser votada em setembro, em Santiago (CHI), durante assembleia geral da ITF.

"Há quatro anos, todos me diziam 'não, não e não', mas agora estão todos de acordo", afirmou ao jornal Juan Magrets, vice-presidente da ITF, que tentará suceder Ricci Bitti no cargo durante esta mesma assembleia.

"Quando em 2010 houve aquele 70-68 (vitória de John Isner sobre Nicolas Mahut) em um quinto set em Wimbledon todos falavam do recorde, mas eu disse que se isso acontecesse em uma semifinal de Grand Slam , lamentaríamos todos, porque o ganhador não seria capaz de jogar a partida seguinte. Não é necessário se jogar 15 horas", disse Magrets.

Após vencer Feijão por 15 a 13 no terceiro set e deixar a Argentina viva na rodada inicial do Grupo Mundial da Copa Davis, Leonardo Mayer sofreu com muitos problemas físicos e nem sequer teve condições de jogar o Masters 1.000 de Indian Wells (EUA), na semana seguinte.