Topo

Djokovic vence Masters 1000 de Monte Carlo e faz história

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 13h35Atualizada em 19/04/2015 15h22

O sérvio Novak Djokovic fez história neste domingo e conquistou o título do Masters 1000 de Monte Carlo. Na decisão do torneio, o líder do ranking da ATP encarou o tcheco Tomas Berdych e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3.

Diferente do que muitos pensavam, Novak Djokovic não conseguiu vencer sem dificuldades. Tomas Berdych lutou desde o começo do jogo, conseguindo várias quebras de serviço logo no primeiro set, quando quebrou o número 1 do mundo cinco vezes. E ainda empatou o jogo vencendo o segundo set de virada.

"Gostaria de dar os parabéns a todos por essa semana, gostaria de agradecer minha equipe. Foram partidas muito fortes e esse troféu é muito importante para mim", disse Djokovic após a partida.

Com o título deste final de semana, Djokovic se tornou o primeiro tenista da história a conquistar os três primeiros Masters 1000 da temporada (Indian Wells, Miami e Monte Carlo). Antes dele, em quem havia passado mais perto do feito havia sido Roger Federer, que faturou Indian Wells e Miami antes de ser vice em Monte Carlo em 2006.

De quebra, com a taça em Mônaco, Djoko igualou o próprio Federer como o segundo maior vencedor de torneios Masters 1000 da ATP, com 23 conquistar. O líder da estatística é o espanhol Rafael Nadal, que venceu 27 vezes em competições de tal categoria.

A vitória deste domingo ainda manteve a ampla vantagem de Djokovic em confrontos diretos com Berdych. Em 21 duelos entre os dois tenistas, o sérvio levou a melhor em 19 deles – os cinco últimos, consecutivos. Curiosamente, a última derrota do número 1 do mundo foi em um Masters 1000 – na edição 2013 de Roma, quando eles se encontraram nas quartas de final.

O título de 2015 foi apenas o segundo de Novak Djokovic em Monte Carlo, onde ele havia sido campeão em 2013 ao bater Rafael Nadal na final. Além disso, foi vice-campeão em 2009 e 2012, além de semifinalista em 2008, 2010 e 2014.

O jogo:

O duelo começou melhor para Djokovic, que, apesar da pressão do tcheco, conseguiu fechar o primeiro set por 7 a 5. Berdych conseguiu a quebra de saque cinco vezes.

O segundo set começou novamente com vantagem do número 1 do mundo. No entanto, quando o duelo estava 3 a 2 para Djokovic, a chuva fez com que a partida fosse paralisada.

No retorno do jogo, Tomas Berdych acabou voltando melhor à partida e virou o set ao conseguir empatar e quebrar Djokovic mais uma vez, fazendo 4 a 3. De forma surpreendente, o tcheco conseguiu confirmar a vantagem no segundo set e venceu por 6 a 4.

O último set começou de maneira diferente, com total superioridade de Djokovic, que logo abriu três games de vantagem. O quarto game do set também foi tranquilo para o número 1 do mundo, que conseguiu quebrar o serviço de Berdych com erros do próprio rival.

Berdych ainda conseguiu diminuir a vantagem no terceiro set fazendo 5 a 3, dando muito trabalho para Djokovic fechar o set.