Topo

Título histórico dá a Teliana melhor posição no ranking; Djokovic segue 1º

Do UOL, em São Paulo

20/04/2015 09h37

Além do título histórico conquistado neste domingo, Teliana Pereira teve mais um motivo a comemorar. No ranking divulgado nesta segunda-feira pela WTA, entidade que dirige o tênis feminino, ela aparece na melhor posição de toda a sua carreira. Agora, Teliana é a número 81 do mundo.

A marca da brasileira supera o 87º lugar a que ela chegou em 2013. O salto na atualização do ranking foi enorme: 49 posições, distanciando-se como número 1 no Brasil, à frente de Beatriz Haddad Maia, que é a 168 - Bia pulou de 190 para 168, também um grande avanço.

A brasileira Teliana Pereira já havia feito história antes mesmo de entrar para disputar a final do WTA de Bogotá, neste domingo (19) contra a cazaque Yaroslava Shvedova, por ser a primeira finalista de um evento deste porte em 27 anos. Para fechar a participação com chave de ouro, venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/1.

A última vez que o Brasil havia conseguido disputar uma decisão de torneio havia sido em 1988, com Niege Dias, que acabou vencendo a edição do WTA de Barcelona. A última vez que o Brasil havia conquistado um título desse porte no tênis foi em julho de 2012, quando Thomaz Belucci venceu o ATP de Gstaad, na Suíça.

O titulo deste domingo (19) deu 280 pontos para Teliana no ranking, além de 43 mil dólares (R$130,7 mil).

Masculino

Novak Djokovic também fez história neste domingo, mas, em termos de ranking, apenas confirmou sua liderança sobre os seus rivais. O tenista sérvio, com sua vitória em Mônaco, tornou-se o primeiro jogador a ganhar os três primeiros Masters 1.000 do ano - Indian Wells, Miami e Monte Carlo - e continua sendo o número 1 do ranking da ATP.

Agora, ele soma 13.845 pontos, contra 8.385 de Roger Federer. O espanhol Rafael Nadal recuperou o número 4 na classificação graças a sua presença nas semifinais do torneio de Monte Carlo. Andy Murray é o terceiro na lista.