Topo

Guga é incentivo para Teliana Pereira, mas o ídolo da brasileira é Nadal

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 06h00

Teliana Pereira recebeu um incentivo mais que especial durante a sua trajetória vencedora no WTA de Bogotá, que deu um título desse porte ao Brasil após 27 anos. Foi Guga quem escreveu para atleta via rede social. A brasileira conta que o incentivo do ídolo brasileiro significa muito para ela quando está em ação. Mas engana-se quem imagina que o ex-tenista é o maior ídolo de Teliana. Rafael Nadal é o principal modelo da jogadora.

“O Guga escreveu no Twitter para mim e ele nem imagina o quanto isso incentiva. Ele é um exemplo de humildade, é uma pessoa incrível. Mas eu gosto muito do Rafael Nadal, a maneira como ele joga, a raça que ele tem”, contou Teliana um dia depois da conquista de seu título.

Rafael Nadal é tão ídolo para a brasileira que faz com que ela tenha um costume diferente antes de seu jogos, ao entrar em quadra. “Os tenistas têm muita mania de entrar em quadra escutando música. Eu não escuto musica. Eu gosto de ver vídeo. Eu gosto de ver o Nadal jogando. Ele tem muita força mental, explosão e eu me identifico muito com isso”, explicou.

Teliana já teve a oportunidade de conhecer o espanhol. “Eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, é uma pessoa incrível, humilde. Fiquei mais fã dele após encontra-lo”,  relembra a jogadora com um sorriso no rosto.

A força que Rafael Nadal inspirando Teliana em quadra e o incentivo de Guga classificado como muito importante são ingredientes a mais na vida da tenista, que desde o seu primeiro contato com o tênis, aos 8 anos, não deixou mais o esporte.

A força de Teliana é de família

O pai da tenista, José Pereira, deixou o sertão de Pernambuco, onde era cortador de cana para tentar uma vida melhor para a mulher e os sete filhos em Curitiba, no Paraná. Conseguiu um emprego em uma academia de tênis, como pedreiro e mais que isso: colocou no caminho dos filhos o esporte que hoje coroa um deles campeão.

A campeã é Teliana, 81º no ranking da WTA, que entrou para a história do esporte brasileiro. Ela teve o seu primeiro contato com o tênis pegando bolinhas na quadra, começou a treinar com o técnico Didier Rayon, o dono da academia onde seu pai trabalhava e foi assim que não largou mais a modalidade.

Antes da final de Bogotá, em um jogo praticamente perfeito a jogadora já havia sido uma das tenistas mais promissoras do país, com títulos em 2007 e até uma medalha de bronze no Pan do Rio, nas duplas. Mas Teliana precisou parar. Sofreu muito com as lesões no joelho direito, que a deixou fora das quadras entre 2009 e final de 2010. 

“Eu nem gosto de lembrar disso. Eu machuquei, fiz a cirurgia e fiquei quase dois anos parada. Quando eu ia voltar, sofria com dor e tinha que parar de novo para tratar. Foi uma parte dura, porque a gente perde a confiança de tudo, ritmo”, recordou.

A confiança foi perdida momentaneamente. Teliana Pereira voltou e alcançou bons resultados na carreira. O joelho direito ainda voltou a incomodar, afastou a tenista do esporte por mais um semestre em 2014, mas tudo serviu de aprendizado e equilíbrio mental para conseguir a maior conquista da carreira em 2015, em Bogotá.

Treinamentos e desafios

Teliana não é a única tenista de sua família. O irmão, Renato, tentou a carreira como profissional. Não conseguiu e hoje é o técnico da brasileira. Outro irmão, José Pereira, conseguiu se profissionalizar e hoje treina com os outros dois, em Curitiba.

A jogadora voltará para a capital paranaense para encontrar a família nesta semana, mas não por muito tempo. O próximo desafio de Teliana já começa no dia 27 de abril, no WTA de Marrakech, onde disputa o qualyifyng. Depois é Roland Garros.

Apesar da ótima fase e do reconhecimento do público, a tenista sabe que precisa melhorar ainda mais para ter condições de enfrentar as melhores tenistas do mundo. “Vamos com calma sobre enfrentar as tops.  Ontem eu tive um dia incrível, mas ainda tenho que melhorar a parte tática, mental. Eu ainda tenho muito que progredir para enfrentar as  melhores”, alertou.

A Olimpíada de 2016 também está nos planos de Teliana. “Com certeza é um sonho para todo atleta poder disputar os Jogos Olímpicos em casa e espero estar no meu melhor momento”, completou.