Topo

Federer: "Não penso no Rio-2016, mas quero jogar o máximo possível"

Título em Wimbledon é uma das prioridades de Federer na temporada atual - Ben Curtis/AP
Título em Wimbledon é uma das prioridades de Federer na temporada atual Imagem: Ben Curtis/AP

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 09h44

Um dos principais astros do tênis atual, o suíço Roger Federer já foi número 1 do mundo, conquistou os quatro Grand Slam e venceu a Copa Davis no ano passado. Seu currículo repleto de façanhas tem também uma medalha olímpica de ouro nas duplas, nos Jogos de Pequim, em 2008, mas ainda busca ocupar o lugar mais alto no pódio olímpico em simples.

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, Federer foi até a final, mas acabou superado pelo ídolo local Andy Murray e amargou a prata. Já com 33 anos de idade, em 2016, no Rio de Janeiro, ele terá provavelmente sua última oportunidade de conquistar a medalha de ouro.

“Eu ainda não estou pensando no Rio-2016, mas minha meta é jogar o máximo possível”, disse Federer em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine. “Claro que você tem que aceitar o fato de que pode não vencer um torneio, que as chances de perder são maiores, mas quero ficar o forma pelo maior tempo possível”, acrescentou.

Sobre a atual temporada, Federer lamentou a eliminação precoce no Aberto da Austrália, caindo na terceira rodada diante do italiano Andreas Seppi. O suíço tem como metas fazer um bom papel em Roland Garros e brigar pelo título em Wimbledon.

“Não decidi ainda o que vou jogar nessa temporada de saibro. Depois de Monte Carlo espero jogar bem em Istambul, Madri e Paris, chegando pelo menos às semifinais em Roland Garros”, revelou Federer, que aposta na semana extra sobre a grama, que acontecerá pela primeira vez em 2015, para fazer uma preparação mais adequada ainda para Wimbledon.

“É claro para mim que a meta é a temporada de grama, com Halle e Wimbledon. Vou dar a máxima prioridade para essa semana extra entre Paris e Halle, podendo me preparar ainda melhor para a grama”, observou o suíço.