Topo

Bellucci perde a primeira para Isner e se despede de Madri

Brasileiro sofreu sua primeira derrota em três jogos contra Isner no circuito - JuanJo Martin/EFE
Brasileiro sofreu sua primeira derrota em três jogos contra Isner no circuito Imagem: JuanJo Martin/EFE

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 10h23

Não deu para o paulista Thomaz Bellucci, 77º do mundo, no Masters 1000 de Madri. Depois de furar o quali e vencer a primeira rodada, o canhoto de Tietê não resistiu ao potente saque do norte-americano John Isner, 18º no ranking e cabeça de chave 16 no torneio, e acabou derrotado em três sets e dois tiebreaks, com placar final de 7/6 (7-5), 6/7 (11-13) e 6/1.

Isner mais uma vez mostrou que o saque faz a diferença em seu jogo, não sofreu uma quebra sequer e anotou 23 aces na partida. Do outro lado, Bellucci foi bem nos serviços nos dois primeiros sets e só foi quebrado (duas vezes) no terceiro. O paulista teve 13 aces e venceu 69% dos pontos disputados com o saque.

Mesmo com a eliminação na segunda rodada, Bellucci vai colher os frutos por ter passado pelo classificatório e ter vencido um jogo na chave principal em Madri. Dependendo dos outros resultados da semana ele pode subir até nove colocações no ranking e tem tudo para ao menos voltar ao top 70.

Esta foi a primeira derrota de Bellucci em três jogos com Isner em chaves principais. Ele havia derrotado o grandalhão norte-americano nas outras duas vezes que se enfrentaram, a primeira delas no saibro do Masters 1000 de Roma, em 2010, e a mais recente em 2013, quando o brasileiro derrubou Isner dentro dos Estados Unidos, pela primeira rodada da Copa Davis, desta vez em piso sintético.

Apenas um break-point foi disputado em todo o primeiro set da partida. Logo no segundo game, o primeiro de Bellucci no saque, ele teve que salvar uma oportunidade de quebra cedida ao rival norte-americano. Depois disso, os dois adversários não tiveram problemas nos serviços e foram confirmando até chegar o tiebreak.

O desempate foi igualmente favorável aos sacadores, porém desta vez Bellucci vacilou em um dos pontos, levou um mini-break na sétima disputa e não se recuperou mais. Ele chegou a salvar dois set-points no seu saque, mas quando Isner esteve nos serviços o norte-americano confirmou e fechou.

No segundo set o equilíbrio continuou, novamente sem quebras para ambos os lados. Isner salvou um break-point no quarto game e depois disso as chances de quebra não mais aconteceram e outra vez a definição foi para o tiebreak, que foi emocionante e com chances para os dois lados.

Isner levou a melhor no começo e chegou a ter um match-point quando sacou em 6-4, mas perdeu com uma dupla-falta. Bellucci ainda teve outros dois match-points contra, ambos em seu saque, e se manteve na partida. Na segunda oportunidade de fechar o set em seu serviço, o paulista conseguiu fechar e levou a decisão para o terceiro.

Depois de todo o esforço que fez para sobreviver no jogo, Bellucci não manteve o nível na parcial decisiva, sofreu duas quebras e viu Isner abrir 5/0. O paulista ainda confirmou um saque e evitou o "pneu", mas não escapou da derrota.

"Foi um jogo muito disputado. Terminei o segundo set a milhão e acabei dando um pequeno vacilo no início do terceiro set. Contra o Isner não dá pra marcar bobeira, o cara saca o jogo inteiro, é porrada sem parar. Fico chateado com essa falta de atenção que acabou mudando a história do jogo", afirmou o tenista número 1 do Brasil.