Topo

Murray é campeão de Madri e tira Nadal do top 5 depois de uma década

Do UOL, em São Paulo

10/05/2015 15h45

Em plena Espanha e no saibro. Foi nessas condições que Andy Murray derrubou Rafael Nadal neste domingo e faturou o Master de Madri. Com a derrota o espanhol sairá do top 5 do circuito mundial pela primeira vez desde 2 de maio de 2005. O resultado da partida que deixará o atleta na sétima posição foi 2 sets a 0 para o escocês com parciais de 6/3 e 6/2.

Andy Murray começou voando a final do Master de Madri. Ousado nas devoluções, agressivo nas trocas de bola e sempre preciso, ele sufocou Rafael Nadal que não conseguia acompanhar o ritmo. Desta maneira, abriu 3 a 0 ao quebrar o adversário no segundo game. Dois dados mostram o domínio e o ímpeto do escocês: ter vencido 10 dos 11 primeiros pontos do confronto; e devolver todos os segundos serviços dentro da quadra nos três primeiros games de saque do adversário.

Mas Nadal marcou a carreira pela capacidade de encontrar soluções e ser combativo. Ele equilibrou as ações e teve duas chances de quebra quando perdia por 4 a 2. Murray se salvou. No momento de sacar para fechar voltou a flertar com o perigo ao ceder um break. Outra vez fechou a porta e levou o set com 6/3.

O grande problema de Nadal no confronto é que os golpes estavam curtos, ou seja, caiam muito antes da linha de base. Quando isto acontece a bola perde velocidade e dá mais tempo para o rival soltar o braço. Murray estava aproveitando a deficiência para invadir a quadra, golpear mais cedo e diminuir o tempo de reação do espanhol.

No primeiro ponto do segundo set Nadal sacou e foi dono das ações. Fez o adversário correr muito e vibrou bastante fazendo parecer que ia mudar o rumo da partida. Que nada. Na sequência do game ele executou dois golpes inexplicáveis que pararam no meio da rede. O último deles em um break cedeu a quebra que permitiu ao escocês largar na frente.

Murray seguiu impondo-se e obteve outra quebra até levar o set por 6 a 2. Com a vitória, chegou ao 14º troféu de nível Master na carreira. Ele deve subir para o terceiro lugar no ranking mundial e ganha confiança para o Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada. Também foi o primeiro triunfo no saibro sobre Nadal e o confronto entre ambos tem seis vitórias do escocês e 15 do espanhol.

"Uma das razões de seguir jogando é ganhar de Nadal no saibro", ressaltou Murray no discurso de entrega dos troféus.

Curiosamente este foi somente o segundo troféu erguido por Murray no saibro e eles vieram em menos de sete dias. Na segunda-feira o atleta bateu o alemão Philipp Kohlschreiber na final de Munique e ganhou a primeira competição nesta superfície. Ânimo para ele e preocupação para o adversário.

Nadal é o maior vencedor da história do saibro e neste ano tentará o décimo título de Roland Garros. Mas o desempenho dele nos torneios de preparação é fraco com quedas precoces em Barcelona e Monte Carlo. A decisão de ontem foi somente a segunda do ano e a primeira em torneios de alto nível.

Enquanto Murray saia de quadra feliz e indo abraçar a treinadora Amélie Mauresmo, Nadal estava de cabeça baixa e expressão de decepção pelo fraco desempenho apresentado. Além de não acompanhar o nível do rival, o espanhol deu várias madeiradas e variou entre bolas que ficaram no meio da rede ou foram para muito longe.

No momento de falar aos torcedores Nadal admitiu que será uma partida para esquecer, mas disse que a semana foi importante e o saldo final é positivo por chegar à final. Ainda assim, admitiu que o adversário foi superior na decisão.