Topo

Sharapova vira sobre espanhola e conquista Roma pela terceira vez

Do UOL, em São Paulo

17/05/2015 11h17

O retorno da russa Maria Sharapova à vice-liderança do ranking foi coroado com o título do Torneio de Roma. Neste domingo, a musa siberiana levou a melhor sobre a espanhola Carla Suárez Navarro. Venceu de virada por 4/6, 7/5 e 6/1, em 2h35de jogo.

Esta foi a terceira taça que Sharapova levantou no Foro Itálico, se juntando às de 2011 e 2012. Além de comemorar o 35º título da carreira, a russa também se livrou de enfrentar a norte-americana Serena Williams antes da final em Roland Garros, uma vez que elas serão as duas principais cabeças de chave.

A conquista em Roma rendeu para a russa uma premiação de mais de 400 mil euros (mais de R$ 1,2 milhão), ao passo que Suárez Navarro leva para casa um cheque de quase 200 mil euros (mais de R$ 600 mil). Assim como Sharapova, a espanhola também subirá no ranking, saindo da décima para a oitava colocação, a melhor de sua carreira.

Sharapova começou bem nos dois primeiros games de saque e chegou a ter três chances de quebra para fazer 3/1, só que não aproveitou uma sequer e na sequência foi ela que perdeu o serviço. Suárez Navarro ainda teve mais dois break-points a seu favor, mas acabou fechando o set com apenas uma quebra sobre a russa.

Na segunda parcial, a ex-número 1 do mundo saiu na frente e fez o 3/1 que não conseguiu anteriormente. Só que Sharapova não aproveitou a vantagem por muito tempo e logo em seguida foi quebrada. Suárez Navarro voltou a perder o saque e viu a russa sacar em 5/3 para empatar o duelo, mas devolveu a quebra e adiou a definição.

Depois de ficar atrás por duas vezes, Suárez Navarro levou a terceira quebra do set quando sacava pressionada em 5/6 e com isso acabou perdendo a parcial e levando a decisão para o terceiro set, em que ela se mostrou cansada mental e fisicamente, não conseguindo fazer frente a Sharapova.

Apesar de sair sendo quebrada, a russa dominou o resto do terceiro set e venceu os seis games seguintes, com direito a três quebras. Esta foi a quarta vitória de Sharapova em cinco duelos com a espanhola.

No final, ao posar com a taça, Sharapova nem ligou por levar um pequeno banho de champanhe.