Topo

Sharapova volta ao número 2 e "foge" de Serena em Roland Garros

Russa comemorou retorno à vice-liderança com o título em Roma no último domingo - GABRIEL BOUYS/AFP
Russa comemorou retorno à vice-liderança com o título em Roma no último domingo Imagem: GABRIEL BOUYS/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 07h51

A russa Maria Sharapova reassumiu a segunda colocação no ranking da WTA nesta segunda-feira. Campeã do Torneio de Roma no último fim de semana, a musa siberiana derrubou a romena Simona Halep para a terceira colocação e agora só tem a norte-americana Serena Williams à sua frente.

De quebra, Sharapova escapou de enfrentar Serena antes da final em Roland Garros. Como elas aparecem como as duas melhores do mundo, serão as principais favoritas no saibro parisiense e cada uma vai encabeçar uma metade da chave, só se cruzando na final.

Fugir de um duelo com Serena é bom para a russa, que tem um histórico nada agradável contra a norte-americana. Elas já se enfrentaram 19 vezes no circuito e Sharapova conseguiu apenas duas vitórias, a última delas no fim da temporada de 2004, somando 16 derrotas seguidas desde então.

Em Roland Garros as duas mediram forças somente uma vez, na final de 2013, com vitória da atual número 1 do mundo em sets diretos, com duplo 6/4.

Além de Serena, Sharapova e Halep, completam o top 10 da WTA a tcheca Petra Kvitova (4ª), a dinamarquesa Caroline Wozniacki (5ª), a canadense Eugenie Bouchard (6ª), a sérvia Ana Ivanovic (7ª), a espanhola Carla Suárez Navarro, vice-campeã em Roma (8ª), a russa Ekaterina Makarova (9ª) e a alemã Andrea Petkovic (10ª).

Um pouco mais embaixo, a pernambucana Teliana Pereira se manteve na 77ª colocação, dois lugares abaixo do melhor posto que já ocupou na carreira. Ela é a única brasileira no top 100, uma vez que a próxima na lista é a paulista Beatriz Haddad Maia, apenas a 167ª melhor do mundo.