Topo

Bellucci mantém embalo, vai à final e garante volta ao top 50

Número 1 do Brasil vai buscar seu quarto título da carreira, o terceiro em solo suíço - Martial Trezzini/AP
Número 1 do Brasil vai buscar seu quarto título da carreira, o terceiro em solo suíço Imagem: Martial Trezzini/AP

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 08h25Atualizada em 22/05/2015 14h48

O paulista Thomaz Bellucci continua invencível no ATP 250 de Genebra. Depois de superar o cabeça de chave número 7 na primeira rodada, ele embalou e venceu mais três jogos, o último deles na manhã desta sexta-feira contra o colombiano Santiago Giraldo, contra quem aplicou parciais de 6-3 e 6-4, carimbando o passaporte para a finalíssima.

Na decisão, não antes das 10h15 (horário de Brasília) deste sábado, o canhoto de Tietê terá pela frente João Sousa, sexto pré-classificado e algoz do brasileiro João Souza, o Feijão, na primeira rodada. O português eliminou o argentino Federico Delbonis por 2 sets a 1, com parciais de 6/3,2/6 e 6/4.

Bellucci nunca mediu forças com o português.

"Venho de bons resultados nessa gira e uma final como essa serve pra coroar todo trabalho que vem sendo feito com o João Zwetsch, André Cunha e equipe", afirmou Bellucci. "Amanhã, independente do adversário, vou focar no meu jogo, buscar me manter firme como venho fazendo para levar mais esse título para o Brasil", acrescentou o número 1 do Brasil.

Com a campanha no saibro suíço, Bellucci vai garantir a volta ao top 50 da ATP. O brasileiro deve subir ao menos para a 48ª colocação na lista e pode até entrar no top 40 em caso de título no sábado.

Esta é a terceira final que o paulista faz em terras suíças, onde já levantou duas de suas três taças no circuito, ambas em Gstaad (2012 e 2009). Bellucci tem ao todo três títulos de ATP, tendo vencido também no saibro de Santiago, em 2010.

O canhoto de Tietê não passou aperto no jogo e dominou Giraldo, tanto que não teve que enfrentar um break-point sequer contra. Ele anotou duas quebras para faturar o primeiro set e uma no segundo, justamente quando o colombiano sacava pressionado em 4/5. Bellucci aproveitou a primeira chance que teve e fechou a partida.

"Joguei muito bem do início ao fim. Saquei muito bem, fui consistente do fundo de quadra e soube esperar a hora certa para atacar. Esta semana tem sido especial para mim. Eu gosto de jogar na Suíça, tenho dois títulos aqui, e amanhã quero ir pro terceiro", finalizou.