Topo

Blogueiros comentam Roland Garros e apontam seus favoritos

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 06h00

Já no próximo domingo o torneio de Roland Garros terá sua largada com 32 partidas de primeira rodada disputadas à a prtir das 6h (horário de Brasília). Na manhã desta sexta-feira foram sorteadas as chaves do tradicional evento parisiense e os jogadores conheceram seus primeiros oponentes.

Um dos destaques do chaveamento foi o possível encontro do espanhol Rafael Nadal com o sérvio Novak Djokovic, dois dos principais candidatos e finalistas no ano passado, já nas quartas de final. Nossos blogueiros deram seus pitacos e falaram sobre os principais favoritos no segundo Grand Slam do ano.

José Nilton Dalcim - Blog do Tênis

Nadal e Djokovic -  AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE MAGNENET  -  AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE MAGNENET
Imagem: AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE MAGNENET

Parece impossível não termos o duelo entre Novak Djokovic e Rafael Nadal nas quartas de final. O sérvio tem um caminho sem qualquer especialista sobre saibro até a quinta rodada. Rafa tem de tomar cuidado com a segunda partida, seja Nicolás Almagro ou Alexandr Dolgopolov, mas é só isso.

O curioso é que nem poderemos chamar esse incrível jogo de 'final antecipada', porque o vencedor possivelmente terá Andy Murray na penúltima rodada, um jogador de duas semifinais em Paris e evidente crescimento no saibro nas últimas semanas. David Ferrer é a alternativa, aí sim um jogador com menor chance diante de Djokovic ou de Nadal.

O grande beneficiado parece ser o veterano Roger Federer, ainda que o suíço possa encontrar Gael Monfils na quarta rodada e o amigo Stan Wawrinka nas quartas. Só mesmo um clima mais frio e úmido seriam empecilhos para Federer retornar à semi e, quem sabe, à final. Bem curioso o quadrante que reúne Berdych, Fognini, Tsonga e Nishikori. No meio dele, está Thomaz Bellucci. Dureza.

Coisa rara, a chave feminina tem um grande duelo marcado já para a terceira rodada entre Serena Williams e Vika Azarenka. Quem passar deve ir direto à final, já que Wozniacki e Kvitova não parecem à altura no saibro.

A atual campeã Maria Sharapova será testada pela experiência de Sam Stosur, pela garra de Lucie Safarova e pela força espanhola de Carla Suarez ou Garbine Muguruza. Se sobreviver a tudo isso, reencontrará Simona Halep. Sem dúvida, terá de jogar seu melhor sobre o saibro.

Alexandre Cossenza - Saque e Voleio

Djokovic vibra no Masters 1000 de Roma - Riccardo De Luca/AP - Riccardo De Luca/AP
Imagem: Riccardo De Luca/AP

Na chave masculina, Djokovic é favoritíssimo, mesmo levando em conta o histórico de nove títulos de Nadal em Roland Garros. De certo modo, o sorteio foi favorável ao sérvio. Enfrentar o espanhol nas quartas de final significa que o eneacampeão terá um ou dois jogos a menos para reencontrar o nível de tênis que lhe deu tantas conquistas no saibro. Até agora, em 2015, Nadal só mostrou aquele tênis espetacular em momentos isolados. Se não conseguir, durante a primeira semana do torneio parisiense, descobrir um modo de manter o nível com regularidade, não passará pelo sérvio.

Entre as mulheres, Serena Williams é favorita em qualquer torneio, em quaisquer condições. A diferença é que a número 1 do mundo é mais “derrotável” no saibro. E sua chave este ano é duríssima, podendo lhe colocar frente a frente com Victoria Azarenka já na terceira rodada. A americana ainda pode enfrentar a irmã, Venus, nas oitavas, e a amiga Caroline Wozniacki nas quartas e a tcheca Petra Kvitova (sua algoz em Madri) na semi. Se conseguir superar todos esses obstáculos, Serena conquistará um dos Slams mais difíceis de sua carreira. O sorteio, portanto, aumentou as chances de Sharapova, campeã em Paris em 2012 e 2014.

Fernando Meligeni

Rafael Nadal se estica em Roma - MAX ROSSI/REUTERS - MAX ROSSI/REUTERS
Imagem: MAX ROSSI/REUTERS

Djokovic é o favorito no papel, pois está jogando um tênis acima de todo mundo. Ele só perde para ele mesmo ou em um encontro com Nadal. Mesmo não jogando bem, é complicado ganhar do espanhol lá. Eu sempre acho que caras como ele, que já ganharam Grand Slam, voltam a jogar bem quando voltam e jogar nestes grandes torneios. A expectativa geral é de como ele vai jogar, uma vez que vem mostrando não estar sólido como antes.

Quem me preocupa é o Federer, que não está jogando um tênis tão absurdo. Se eu tivesse que apostar em uma decepção entre os quatro grandes (Federer, Nadal, Djokovic e Murray) apostaria nele. Quanto a Thomaz vejo uma incógnita: voltou a jogar bem, mas ao mesmo tempo vai chegar com o físico desgastado. Já estive nessa situação e não dá para entrar em Roland Garros achando que o físico não vai sofrer.

A situação da chave feminina é parecida com a da masculina. Serena está como Nadal, jogando abaixo do que costuma. Quando alguma coisa sai dos trilhos como ela você percebe, dá para ver que está abaixo do normal e não vem ganhando todos os torneios. Além disso, o saibro é onde mais sofre. De qualquer maneira, Serena é uma grande jogadora e que cresce nos principais torneios.

No papel, Sharapova vem como favorita, até porque já ganhou lá duas vezes. Ela é quem está jogando melhor. Particularmente, torço para que haja uma nova campeã, como Bouchard oi Halep. Tirando o US Open, os demais torneios estão mais nivelados e fica tudo meio maluco. Isso é o que eu mais gosto.