Topo

Bellucci mantém embalo após título e passeia na estreia em Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 10h43

Começou bem a campanha do paulista Thomaz Bellucci em Roland Garros. Embalado após seu quarto título no circuito, levantando a taça do ATP 250 de Genebra, no último fim de semana, o número 1 do Brasil estreou com vitória tranquila no saibro parisiense, batendo o australiano Marinko Matosevic em sets diretos, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4.

"Fiz uma boa estreia, considerando que cheguei em cima da hora e consegui fazer só um treino em Paris. Ele não deu tanta resistência e foi importante ganhar em três sets para me desgastar o mínimo possível", observou Bellucci.

Esta foi a sexta vitória seguida do canhoto de Tietê que agora terá pela frente um páreo duríssimo. Na segunda rodada, Bellucci vai medir forças com o japonês Kei Nishikori, número 5 do mundo. Os dois se enfrentaram apenas uma vez, em 2007, pela primeira rodada do challenger de Bogotá, com vitória de Bellucci em três sets.

"O jogo contra o Nishikori vai ser duro. Ele joga bem em todos pisos, gosta de ditar os pontos e vou precisar entrar firme para poder ganhar. Estou muito motivado para esse jogo, bem fisicamente e com a confiança em alta", afirmou.

Atual 40º no ranking da ATP, Bellucci soma 29 confrontos com top 10 e tem apenas cinco vitórias. Neste ano foram três os embates e nenhuma vitória. O brasileiro perdeu para o sérvio Novak Djokovic em Roma, para o espanhol Rafael Nadal no Rio de Janeiro e para o espanhol David Ferrer no Aberto da Austrália.

O paulista não vence dois jogos seguidos em Roland Garros desde 2011, quando parou na terceira rodada. Sua melhor campanha no saibro parisiense foi um ano antes, quando alcançou as oitavas de final e acabou superado por Nadal.

Bellucci começou com tudo na partida e venceu os cinco primeiros games. No sexto, enfim o rival australiano conseguiu confirmar pela primeira vez e evitou o “pneu”. Mas o paulista se manteve firme nos serviços e largou fazendo 6/1 no primeiro set.

A segunda parcial começou com uma série de três quebras, duas em favor do brasileiro, que abriu confortável 3/1 e rumou para ampliar a vantagem no placar. Bellucci ainda obteve nova quebra no sétimo game e em seguida sacou para fechar.

Matosevic parece ter resolvido entrar no jogo no terceiro set, levando o placar igualado até o oitavo game, como uma quebra para cada lado. Só que no nono o australiano perdeu o saque mais uma vez e em seguida viu Bellucci selar sua sétima vitória em sete participações no torneio.

O domínio de Bellucci foi tamanho que além dele ter faturado 67% dos pontos que disputou com o saque, ele também venceu 53% das bolas que jogou no serviço de Matosevic. O brasileiro terminou o jogo com mais bolas vencedoras (29 a 22) e com menos erros não forçados (25 a 40) do que o australiano.