Topo

Nadal estreia em Roland Garros com vitória sem sustos sobre jovem francês

Do UOL, em São Paulo

26/05/2015 10h47

Rafael Nadal iniciou nesta terça-feira sua caminhada rumo ao décimo troféu de Roland Garros. O espanhol teve uma estreia tranquila diante do francês Quentin Halys, de apenas 18 anos, que não conseguiu incomodar o atual número 7 do mundo e acabou derrotado em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/4.

Na segunda rodada no saibro de Paris, o canhoto de Mallorca terá pela frente o vencedor do duelo entre o compatriota Nicolás Almagro e o ucraniano Alexandr Dolgopolov. Contra o também espanhol, Nadal tem 12 vitórias em 13 jogos, ao passo que o retrospecto de Rafa contra o ucraniano é de cinco vitórias em seis partidas.

Fazendo sua segunda partida da vida no circuito da ATP, tendo disputado basicamente futures e challengers, Halys viu a inexperiência pesar logo no primeiro game e acabou quebrado. O francês perdeu o saque novamente no quinto game, mas em seguida conseguiu devolver uma das quebras. Nadal concretizou mais um break-point na parcial e largou na frente.

O espanhol não enfrentou break-points contra si no segundo set e precisou aproveitar apenas uma das três chances de quebra que teve para ampliar a vantagem contra Halys, convidado da organização.

No terceiro set, a quebra veio no quinto game e Nadal por pouco não repetiu a dose dois games depois, quando viu o jovem francês salvar um break-point. Sem novas quebras, o espanhol concretizou sua 67ª vitória em Roland Garros, onde só perdeu uma vez, para o sueco Robin Soderling, em 2009, depois de 1h50 de partida.

A chave para a vitória de Nadal foi sua consistência, cometendo apenas 13 erros não forçados, contra 52 do atleta da casa. Nas bolas vencedoras, o espanhol somou 26, duas a mais do que Halys. Outro ponto forte do nove vezes campeão de Roland Garros foi seu desempenho junto à rede, onde venceu 14 dos 16 pontos disputados.