Topo

Bellucci não consegue tirar set de Nishikori e acaba eliminado na 2ª rodada

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 10h19

Não deu para o paulista Thomaz Bellucci em Roland Garros. Vindo de seis vitórias seguidas e o título em Genebra, ele acabou parando diante do japonês Kei Nishikori, atual número 5 do mundo, que bateu o brasileiro por 3 sets a 0, com placar final de 7/5, 6/4 e 6/4, depois de 2h22 de confronto.

Apesar da derrota, o canhoto de Tietê não se despede completamente do saibro parisiense, uma vez que está na chave de duplas e mais tarde terá sua estreia ao lado do português João Sousa. Os finalistas de Genebra se uniram e enfrentarão Jamie Murray e John Peers, cabeças de chave 11.

"Ainda jogo duplas hoje, mas o balanço que eu faço dessa gira no saibro é muito positivo. Comecei fora dos 80 melhores do mundo, mas confiante que conseguiria reverter um começo de ano não tão bom", comentou o paulista.

"Não quero parar por aqui. Tenho outros objetivos a cumprir nessa temporada e vou seguir trabalhando duro pra cumprir cada um deles. Para mim o ano está só começando!", afirmou Bellucci.

Classificado para a terceira rodada, Nishikori terá pela frente o alemão Benjamin Becker, responsável pela eliminação do espanhol Fernando Verdasco, 32º favorito, em uma batalha de cinco sets, definida com parciais de 6/4, 0/6, 1/6, 7/5 e 10/8.

Embora seja o quinto melhor do mundo, o japonês busca pela primeira vez fazer uma boa campanha em Paris, onde nunca passou das oitavas de final.

O primeiro set foi equilibradíssimo e definido apenas na reta final. Mais consistente, Nishikori se deu melhor nos momentos importantes, aproveitou um game irregular de Bellucci nos saques, em que o brasileiro cometeu uma dupla-falta para ceder o break-point e em seguida acabou quebrado. O japonês sacou então em 6/5, confirmou o serviço e saiu na frente.

Bellucci não digeriu bem a derrota no primeiro set e começou errando muito no segundo. Uma série de duplas-faltas em seus dois primeiros games de serviço acabaram custando caro, ele foi quebrado duas vezes e viu Nishikori abrir 4/0. O paulista reagiu e até devolveu uma das quebras, mas ficou nisso e perdeu também a segunda parcial.

No terceiro set, o paulista manteve os erros no saque e amargou duas quebras. A primeira delas veio no terceiro game e a segunda no sétimo, em que Nishikori abriu 5/2 e sacou em seguida. O japonês vacilou na primeira vez que serviu para o jogo, mas na segunda oportunidade selou a vitória sobre Bellucci, a primeira em dois jogos, devolvendo o resultado negativo sofrido em um challenger colombiano em 2007.

Os erros não forçados custaram caro para o canhoto de Tietê, que terminou a partida com 43, sendo 10 deles em duplas-faltas. Do outro lado, Nishikori cometeu 30 erros não forçados e anotou 39 bolas vencedoras, contra 24 de Bellucci.

"Comecei jogando bem, mas cometi uns erros no final do primeiro set e início do segundo e terceiro sets que me custaram o jogo. Não saquei tão bem quanto vinha sacando e isso me deixou em situações complicadas. É difícil jogar atrás do placar contra qualquer jogador, mas principalmente contra os caras tops que te dão muito poucas chances", avaliou o tenista número 1 do Brasil.